terça-feira, 29 de outubro de 2013

Pacto do Cordel estreia dia 4

A estreia do Projeto Pacto do Cordel, firmado entre a Prefeitura de Feira de Santana e a Oncaf (Ordem Nordestina dos Cordelistas e Artistas Populares) será no dia 4 de novembro, na parte superior do coreto localizado na praça Bernardino Bahia. Vai ser uma manhã com várias atividades culturais.

 No dia da abertura do espaço, pela manhã haverá um recital com Domingos Santeiro, cantata e recital griô com Oliver Brasil e cantoria com Zé Francisco e Adauto Vianey. À tarde, recital com o radialista e cordelista Nivaldo Cruz, recital com Romildo Alves e convidados e cantata e recital com Carlos Silva.

 A iniciativa, que é parte do Projeto Pacto de Feira, que visa a requalificação do centro comercial da cidade, vai fomentar a cultura regional. Será um espaço destinado a todas as formas de manifestação artística.
 A ‘ocupação’ do coreto por artistas populares, diz o secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Júnior, é de interesse mútuo. “O governo sempre desejou que aquele espaço fosse usado em iniciativas culturais e, agora, estes artistas terão um local exclusivo para as suas manifestações”.

 O presidente da Oncaf, o poeta popular Oliver Brasil, disse que o espaço vai ser multicultural. “Todas as manifestações culturais serão bem vindas”. Lá se apresentarão cordelistas, repentistas, artesãos mostrarão suas produções e cantadores de coco também terão seu espaço garantido.

 O objetivo do Pacto do Cordel, diz o presidente da Oncaf, entidade sediada em Feira de Santana e com representantes e cinco estados nordestinos, é fomentar a cultura popular, a partir da literatura de cordel. “Vai ser um espaço para cantorias, desafios, exposições”.

Nenhum comentário: