A Secretaria de Saúde, em parceria com a UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana), realizará a Campanha de Vacinação contra Hepatite B na instituição de ensino. A meta é vacinar estudantes, professores e funcionários dos Departamentos de Saúde e de Ciências Biológicas de qualquer idade, e demais membros da comunidade acadêmica com idade até 49 anos, 11 meses e vinte nove dias, conforme preconiza o Ministério da Saúde.
A vacina será disponibilizada nesta terça (15), quarta (16) e quinta-feira (17) no Laboratório de Enfermagem (MP 63) e no SESU. A programação será iniciada nesta terça-feira, a partir das 14h, e contará com as palestras ‘Hepatites virais no Brasil: uma doença grave, negligenciada e silenciosa’, que será ministrada pela Profª Drª Erenilde Marques de Cerqueira; ‘Acidentes com materiais biológicos; medidas de prevenção e controle’; e ‘Vacinação contra Hepatite B: desafios para o alcance de cobertura vacinais’, a ser proferida por Gilca Lessa.
O Ministério da Saúde ampliou a faixa etária de vacinação contra a hepatite B para pessoas menores de 50 anos e matem a vacinação para grupos vulneráveis (manicures, policiais militares, profissionais do sexo entre outros) ao risco de infecção pelo vírus.
SOBRE A DOENÇA
A hepatite B é considerada um grave problema de saúde pública no mundo e no Brasil. A infecção pelo vírus é uma das principais causas de doença aguda e crônica do fígado, podendo evoluir para cirrose e carcinoma hepatocelular.
Vários fatores podem estar relacionados ao aumento da prevalência da Hepatite B, como a história de contaminação através de lesões na pele e mucosas, relações sexuais desprotegidas, uso de drogas injetáveis, transmissão vertical (mãe para filho), contatos domiciliares, acidente com agulha ou objetos perfuro-cortantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário