quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Graça Pimenta reforça apoio ao “Outubro Rosa”


Durante todo este mês, o país está celebrando o movimento popular internacional conhecido como “Outubro Rosa”, o qual busca conscientizar a sociedade sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) aponta que, someste este ano, 2.930 novos casos da doença serão registrados na Bahia; deste número, 650 ocorrerão em Salvador.

 A deputada estadual Graça Pimenta (PMDB) reforça o seu apoio à campanha e alerta mulheres sobre importância da mamografia e do autoexame. “De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama é a segunda causa de morte entre mulheres. Somente em 2011, a doença fez 13.225 vítimas no país. Os dados do Inca dão conta de que quase três mil mulheres serão atingidas pela doença na Bahia. Por isso quero reforçar o meu apoio a este movimento e alertar todas as mulheres sobre a importância do autoexame e da mamografia. Através deles é possível detectar o câncer de mama precocemente. Ressalto, porém, que o autoexame das mamas é importante, mas a mamografia é uma estratégia de identificação mais segura”, declara a parlamentar.

 De acordo com o Inca, mulheres entre 40 e 49 anos devem fazer anualmente o exame clínico das mamas com profissional de saúde capacitado (médico ou enfermeiro). Para as mulheres entre 50 e 69 anos, a entidade recomenda a realização de mamografias de rastreamento a cada dois anos.

 Vale ressaltar que Graça Pimenta encaminhou ofício à diretoria técnica do Hospital Aristides Maltez (HAM), referência no combate ao câncer na Bahia, solicitando o envio da equipe e do mamógrafo móveis da unidade para os municípios de Maragojipe, Anguera, Serra Preta, Antônio Cardoso, Santo Estevão, Cachoeira, Santa Bárbara, Santanópolis, Coração de Maria, Irará, Conceição da Feira e Conceição do Jacuípe. A intenção é facilitar o acesso das mulheres ao exame.

Nenhum comentário: