sábado, 30 de agosto de 2014

Anistiado Carlos Eugênio Paz profere Aula Inaugural na Uefs

A Universidade Estadual de Feira de Santana convida a comunidade para a Aula Inaugural do semestre 2014.2 a ser proferida segunda-feira (1º/9), às 9h, no Anfiteatro, campus universitário. O anistiado político e escritor Carlos Eugênio Paz vai abordar o tema "50 Anos da Ditadura e sua articulação com o presente (1964-1985) – A Ditadura que não caiu".

 Carlos Eugênio Paz é o único comandante vivo da Aliança Libertadora Nacional (ALN). Participou intensamente da luta armada no Brasil entre 1966 e 1973. Aos 15 anos vinculou-se à ALN e logo se tornou um de seus dirigentes. Foi enviado pelos companheiros para Cuba em janeiro de 1973 e depois se exilou na França onde viveu até 1981, trabalhando como músico de bossa nova e jazz.

No retorno ao Brasil trabalhou na noite com apresentações artísticas e ministrou aulas de música. Escreveu dois livros sobre o período: Nas Trilhas da ALN (Bertrand Brasil) e Viagem à Luta Armada (nova edição pela BestBolso, 2008).

 O depoimento de Carlos Eugênio Paz está registrado no documentário Cidadão Boilesen, elogiado pela crítica e vencedor do Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade – 2009.

 Segundo Franklin Martins, que participou do sequestro do embaixador norte-americano Charles Burke Elbrick em 1969 e foi ministro da Comunicação Social do Governo Lula, a obra Viagem à Luta Armada é "uma tensão constante, da primeira à última linha".

Nenhum comentário: