sexta-feira, 15 de agosto de 2014

LUGAR MARAVILHOSO

Nesta semana, as atenções voltam-se para a família porque estamos celebrando a Semana da Família. Hoje, mais que em outras épocas, a família, está passando por profundas transformações. Para entender melhor sua situação leia a história que segue.

 NUM LUGAR maravilhoso existia um lago cheio de peixes, grandes e bonitos. Todas as manhãs eles pulavam sobre a água para comer o alimento que o dono lhes dava. Um dia, começaram a morrer. Todas as manhãs muitos peixes mortos boiavam nas águas. A primeira medida foi mudar o alimento, mas os peixes continuavam morrendo. Depois, colocou remédios nos alimentos, mas o problema continuou. Um especialista foi chamado e, após examinar a água, constatou que o lago estava contaminado. É preciso tratar a água, disse ele, caso contrário os peixes continuarão morrendo. Isso foi feito e a vida e a saúde voltaram àquele lago.

 A FAMÍLIA foi sonhada para ser um lugar maravilhoso, cheio de vida e felicidade. No entanto, hoje, constatamos que muitas rupturas estão acontecendo. São muitas as causas que envenenam os ambientes familiares. Algumas são muito comuns. É o caso da pressa e a falta de diálogo. Todos correm, ninguém mais senta, ninguém mais fala, ninguém mais se encontra. Em vez de um lar, a casa se torna um hotel, onde as pessoas dormem e fazem suas refeições. Há problemas de drogas, de doenças e desencontros de todo o tipo.

 MUITOS pais se perguntam: onde erramos? Outros tentam combater os efeitos. Na comparação do lago, mudam a comida, mas os resultados continuam idênticos. É preciso mudar a água e isto significa preocupar-se pelas causas, não apenas com as conseqüências percebidas.

 NA VIDA temos valores muito importantes, outros são mais ou menos importantes, restando ainda valores sem importância. Quando o valor é muito importante, sempre haverá tempo para ele. Se não temos tempo para determinada atividade é que ela não tem grande valor. A empresa, a vida social, o clube, o lazer parecem ser valores importantes e acabam roubando o tempo que a família tem direito.

 PEDIMOS a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, que abençoe e acompanhe as famílias brasileiras a fim de que nelas habite a Paz, a Esperança e a Solidariedade. Que a sagrada Família de Nazaré, pela fidelidade com que viveu a missão recebida de Deus, seja modelo de todas as famílias, para as quais pedimos copiosas bênçãos.

                                                            + Itamar Vian
                                                 Arcebispo Metropolitano
                                                       di.vianfs@ig.com.br

Nenhum comentário: