segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Dupla do Rio Grande do Norte vence 40º Festival de Violeiros

Moacir Laurentino e Sebastião, do Rio Grande do Norte, são os vencedores do 40º Festival de Violeiros do Nordeste, realizado na noite deste sábado, 16, no auditório do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca). O evento contou com a participação de competidores de cinco estados: Bahia, Pernambuco, Paraíba, Sergipe e Rio Grande do Norte.

 A abertura ficou por conta da dupla de violeiros Bule-Bule e João Ramos. O evento é uma iniciativa é da Associação dos Violeiros e Trovadores da Bahia, com o apoio da Prefeitura de Feira de Santana.

 A dupla Galego da Viola e Davi Ferreira ficou em segundo lugar. Vem-Vem do Nordeste e Gilberto Alves em terceiro; enquanto os violeiros Maracujá e Naldinho com o quarto lugar; a a dupla Paraíba da Viola e João Bezerra com a quinta colocação.

 O organizador do festival e violeiro José Ramos, o Caboclinho, disse que ao longo desses 40 anos as pessoas passaram a participar mais. “Os violeiros só começam a cantar dentro do assunto que lhe foi dado na hora pela comissão organizadora e desenvolve a cantoria. Para o público isso é um espetáculo, uma coisa diferente que não se vê no dia a dia. Por isso, o evento é importante, porque divulga esse ritmo nordestino”, explicou.

 Reginaldo Miranda de Souza, o Naldinho, que faz dupla com Maracujá, conta que o Festival de Violeiros do Nordeste de Feira de Santana é um evento muito importante para o desempenho e a cultura popular regional. “Somos de Riachão do Jacuípe e para nós é muito gratificante participar desse grande show, pois incentiva o cantador, o violeiro e o repentista que se faz presente aqui”, avalia.

 Para José Antônio Batista da Silva o festival o principal aspecto do evento é valorização. “Há oito anos venho ao festival e continuarei vindo todos os anos, pois todo tipo de manifestação popular é válido, ainda mais quando valoriza a região nordestina”.

Nenhum comentário: