terça-feira, 5 de agosto de 2014

MILITANTES E PRESOS POLÍTICOS SERÃO OUVIDOS PELA COMISSÃO DA VERDADE

A Comissão Estadual da Verdade da Bahia realiza amanhã a 4ª audiência pública em Feira de Santana, partir das 08h30min, no Centro Paroquial de Sant’anna, para ouvir relatos de três pessoas que foram atingidas pelo Golpe de 1964 e perseguidas por agentes da repressão durante a Ditadura que se implantou no país. Será ouvido o ex-vereador Antônio Carlos Coelho, ele que em 64 era estudante e oficial de gabinete do então prefeito Francisco José Pinto dos Santos.

O outro é o líder estudantil em 64, Jaime Cunha. Ele foi preso, respondeu processo e condenado a um ano de reclusão. O terceiro a ser ouvida é Moacir Costa Cerqueira militante político e fundador do MDB de Feira de Santana em 1966.

A audiência vai contar com as presenças do coordenador do Grupo de Trabalho da CEV, Sinval Galeão, e da professora Amabília Almeida, ex-deputada estadual, representando a Comissão Estadual da Verdade. O GT já ouviu 18 pessoas até agora.

 APURAÇÃO 

 A Comissão Estadual da Verdade (CEV) na Bahia foi criada em dezembro de 2012, por meio do decreto estadual 14.227, com o objetivo de apurar e esclarecer violações aos direitos humanos cometidas por agentes públicos entre os anos de 1946 e 1988, principalmente as violações ocorridas durante a ditadura militar, de 1964 a 1985. A CEV tem dois anos para apresentar um relatório que permita à sociedade baiana conhecer detalhes dos casos de opressão e violação aos direitos humanos ocorridos no Estado ou com baianos fora do Estado.

 Wilson Mário Silva Reg. Mtb 4479

Nenhum comentário: