sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Prevenção e tratamento são temas da XXII Jornada de Cardiologia

Insuficiência Cardíaca, Tratamento da Doença de Chagas e Fibrilação Atrial – distúrbio mais comum no ritmo cardíaco – foram alguns dos temas abordados durante o primeiro dia da XXII Jornada de Cardiologia de Feira de Santana. O evento, que reúne conferencistas de vários estados - além de médicos e estudantes da área de saúde- começou hoje, 01, e prossegue até amanhã no auditório Hotel Íbis. 

 Atualmente a doença de Chagas mata cerca de 4.500 pessoas no Brasil e o principal órgão atingido é o coração. O cardiologista João Carlos Pinto Dias, um dos maiores pesquisadores do mundo da doença, participou do encontro científico e parabenizou os médicos baianos pela preocupação em erradicar a doença na região. “Fico feliz que há uma grande atenção da classe médica baiana com a Doença de Chagas. A maioria das clínicas daqui já pedem o exame de sangue para constatar esta doença juntamente com outros exames mais comuns”, afirmou.

 O tratamento do colesterol foi outro tema que chamou a atenção dos participantes. Nos dias atuais, onde predominam o sedentarismo, a obesidade, o estresse e o tabagismo, o infarto e o derrame são as maiores causas de mortalidade. Outra discussão importante foi a dificuldade para implementação do transplante cardíaco no Brasil. O cardiologista João David de Souza Neto, coordenador do terceiro centro transplantador do país - a Unidade de Transplante e Insuficiência Cardíaca do Hospital de Messejana, em Fortaleza - pontuou que “ainda não são realizados transplantes suficientes para atender todos os pacientes necessitados, mas estamos trabalhando e nos aperfeiçoando para que esse objetivo seja alcançado o mais breve possível”.

 A XXII Jornada de Cardiologia de Feira de Santana prossegue até este sábado(02) e tem a prevenção das doenças cardiovasculares, como umas das principais abordagens do dia. “Como reduzir a mortalidade cardiovascular no Brasil” é o tema de uma das conferências que integram a programação.

Nenhum comentário: