domingo, 12 de outubro de 2014

A Importância da Secretária na Organização

É de fundamental importância, para uma Organização Empresarial contemporânea, as habilidades administrativas de uma Secretária, agindo como empreendedora, através de uma visão mais ampla da Organização, embasada nas necessidades do atual mercado globalizado.

 Grande parte das empresas não tem conhecimento da fundamental importância da participação desta profissional, que serve como filtro dos principais problemas que, essencialmente, não precisam ser levados até o conhecimento dos executivos. 

Atualmente as Organizações de médio e grande porte utilizam uma moderna ferramenta de origem americana, o Empowerment, que possibilita à funcionária em questão, participar dos processos decisórios da empresa, emitir autorizações ou vedá-las e participar ativamente das diversas atividades da organização. Esta iniciativa é viável, promove rapidez, flexibilidade e aumenta a capacidade de decisão na Organização, além de proporcionar mais prestígio à função de Secretária.

 Para um desempenho otimizado a Secretária contemporânea precisa de amplos conhecimentos técnicos, administrativos e emocionais, que lhe darão suporte essencial para exercer, com qualidade, as suas principais funções, na maioria das vezes voltadas para a tomada de decisões, atualmente vista como o principal desafio deste segmento no atual Mercado Globalizado.

 Para melhor formação destas profissionais, existe o curso de Secretariado tanto em nível técnico, como superior. A profissão de Secretária é regulamentada pela Lei 7377 de 30/08/85 e 9.261 de 11/01/96, possuindo também o Código de Ética (cópia da Lei e do Código de Ética pode ser acessada no site www.fenassec.com.br).

 A Secretária Executiva utiliza, além das técnicas secretariais, ferramentas de motivação, liderança, comunicação, gestão, dentre outras, para o bom desempenho das suas funções.

Por Alberto Peixoto

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