quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Café produzido na Chapada Diamantina é eleito o melhor do Brasil

A cidade de Piatã, na Chapada Diamantina, conquistou as cinco primeiras colocações do 15º Cup of Excellence - Early Harvest Brasil 2014, principal concurso de qualidade do país dedicado aos cafés produzidos por via úmida. A premiação levou em conta amostras de 10 regiões produtoras. Segundo o Ministério do Turismo, entre 150 concorrentes, 18 eram do Planalto Baiano, nove dos quais se classificaram entre os 20 melhores.

 Localizada a 560 quilômetros de Salvador, a cidade de 20 mil habitantes possui clima de montanha com temperaturas que podem chegar a 3°C. De acordo com o Ministério, a produção dos cafés especiais é beneficiada pela baixa umidade e pela altitude de 1.180m, que faz de Piatã a mais alta cidade serrana do Nordeste.

 Roteiro turístico

 De olho no potencial turístico do café, foi desenvolvido neste ano o primeiro roteiro operado por agência que leva os visitantes para conhecerem todo o processo de produção nas fazendas do município. Durante o passeio, é possível ter contato com os donos das chácaras e fazendas, além de degustar o produto.

 Os amantes do café podem agendar uma visita na Chácara Ouro Verde, onde ainda há grãos do lote premiado com a primeira colocação do Cup Of Excellence 2014. O atendimento aos visitantes é feito direto pelo proprietário, Cândido Vladimir. Outra opção de passeio é o Vale do Capão, onde é feita a torrefação de parte do café produzido em Piatã. É possível ainda aproveitar a viagem para conhecer a Cachoeira da Fumaça, com 340 metros de altura, também localizada na cidade.

 Dados da Secretaria de Turismo da Bahia mostram que a Chapada Diamantina recebe cerca de 495 mil turistas por ano. Segundo um dos produtores de café de Piatã, Leonardo Bittner, a maior parte dos visitantes busca o ecoturismo, mas “se surpreende ao descobrir que é daqui que sai o melhor café do país”.

Nenhum comentário: