quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Festival de Lençóis atrai 25 mil turistas para Chapada Diamantina nesta semana

A ocupação hoteleira de 95% é esperada durante os três dias do Festival de Lençóis, localizada na Chapada Diamantina, a cerca de 470 quilômetros de Salvador. Conforme estimativa da Secretaria do Turismo do município, divulgada pela Empresa de Turismo da Bahia (Bahiatursa), aproximadamente 25 mil pessoas devem movimentar a cidade e região durante o evento, que acontece desta quinta-feira a sábado (9 a 11).

 De acordo com a secretária do Turismo de Lençóis, Michelle Nonato, “há visitantes de última hora que “decidem aproveitar a natureza e boa música”, e também podem se hospedar em municípios vizinhos. O vôo que sai de Salvador nesta quinta, às 13h33, para a cidade já está lotado. Quem preferir viajar de carro, partindo da capital, deve seguir pela BR-324, sentido Feira de Santana e Santo Estêvão, até chegar à BR-242, passando por Itaberaba. A partir daí são 141 quilômetros até Lençóis.

 No evento anterior, foram criados mais de 200 empregos temporários diretos, e aproximadamente 400 outras oportunidades nos segmentos de serviços, contribuindo para a economia criativa da região e movimentando todo o trade turístico e o comércio local. Em sua 16ª edição, o festival, que tem patrocínio da Secretaria do Turismo do Estado (Setur) e Bahiatursa, reúne grandes nomes da música brasileira como Zizi Possi, Baby do Brasil, Jorge Vercillo e a harpista de jazz latino Patrice Fisher. 

 Gerente do Hotel Portal de Lençóis, José Anselmo Cavalcante diz que o evento possibilita “a conscientização da ação de fomentação ao turismo além da visibilidade do turismo ecológico”. Ele acredita que a ocupação hoteleira chegue aos 100%, inclusive aumentando o número de visitantes em outras cidades da Chapada, a exemplo de Mucugê e Seabra.

 Programação 

 A programação do festival inclui, além de shows, oficinas gratuitas de música e a exposição ‘Unidades de Conservação da Bahia’, do fotógrafo Ruy Rezende. Atividades de ecoturismo juntamente com ações de mobilização social e de conscientização ambiental também estão previstas. As apresentações acontecem na Praça Horácio de Mattos, às 19h, no Mercado Municipal, e espalham-se pelas ruas da cidade.

 O evento reúne música, cultura, gastronomia e turismo. Para quem tem espírito aventureiro, o festival é ainda uma oportunidade para explorar as belezas naturais da cidade em caminhadas e trilhas que levam às famosas grutas e cachoeiras da região. Criado em 1998, o evento acontece anualmente no mês de outubro. 

 A cidade de Lençóis, que atrai turistas de todas as partes do mundo, dispõe de infraestrutura para recebê-los. No centro histórico, agências de turismo, lojas de artesanato e charmosos bares e restaurantes, com as mais saborosas opções gastronômicas, encantam os visitantes.

Nenhum comentário: