quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Ciclo de Palestras sobre Filosofia Política

Acontece no Gabinete Português de Leitura o segundo dia do Ciclo de Palestras sobre Filosofia Política. O encontro acontece no próximo dia 4 de novembro às 16h30 com a palestra do professor e fundador do CEPA Germano Machado: “Farias Brito - Filósofo Brasileiro de Importância Internacional”.
Trata-se de um brasileiro, cujo livro principal de filosofia tem o título de “A Base Física do Espírito”, que foi elogiado na França e no restante da Europa. Muito citado por Miguel Reale, Jackson de Figueiredo, Alceu Amoroso Lima e tantos outros grandes brasileiros. Otávio de Faria, grande romancista, escreve sobre Maquiavel e o Brasil em 1933. Era amigo e admirador de Farias Brito e através de Farias Brito, como tantos outros intelectuais da época, converteu-se a uma visão teocêntrica da vida, isto é, religiosa. Farias Brito teve momentos pessoais de vida em torno da prática da política e os seus livros, sendo filosóficos, apontam para uma visão política daí decorrente.
Seus livros são um retrato do contexto político da sua época.
“A Finalidade do Mundo” (1945)
“A Filosofia como Atividade Permanente do Espírito Humano”
“A Filosofia Moderna”
“Evolução e a Relatividade”
“Terceira Parte de Finalidade do Mundo”
“Ensaio sobre a Filosofia do Espírito (primeira parte)”
“A Verdade como Regras das Ações”
“A Base física do Espírito e o Mundo Interior”
Coordenado pelo jornalista Ivan de Almeida, o projeto é uma parceria do Círculo de Estudos Pensamento e Ação (CEPA) e tem o apoio cultural da Petrobahia S/A.
O ciclo sobre política do ponto de vista da investigação filosófica retoma conceitos abordados pelos pensadores da antiguidade grega, modernos e contemporâneos. As palestras também ocorrerão nos dias 18/11, 02/12 e 16/12.

Nenhum comentário: