domingo, 19 de outubro de 2014

Alerta para a prevenção ao câncer de mama na feirinha da Cidade Nova


foto

Entre uma barraca e outra paravam para alertar sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. As orientações eram direcionadas para as vendedoras de frutas e verduras da feirinha da Cidade Nova, na manhã deste domingo, 19. Elas eram questionadas também com relação ao tempo que foram submetidas ao exame de mamografia.
O trabalho de conscientização faz parte das ações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), referentes ao movimento “Outubro Rosa”. As enfermeiras do Programa Municipal de Assistência Integral à Saúde da Mulher (Paism) percorreram os corredores da feira-livre, distribuindo panfletos e o laço rosa, que é o símbolo do movimento.
Após orientações e alguns questionamentos, foram fornecidas guias e requisições para o exame da mama e preventivo. As mulheres deverão comparecer em uma das unidades prestadoras – CMDI (Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem), Ceparh (Centro de Pesquisa em Reprodução Humana), IMA (Instituto de Mastologia) e o Hospital Dom Pedro de Alcântara.
A vendedora Gildete Guerra, 54 anos, relatou que não faz a mamografia há bastante tempo. Atribuiu ao dia a dia corrido. Contudo, foi orientada a procurar uma das unidades de saúde. “Quanto mais cedo for diagnosticada a doença, maior a chance para o tratamento ser bem sucedido”, assegurou a coordenadora do Paism, Graça Passos.
Já a vendedora Neuselita da Cruz, 55, faz com freqüência os exames de rotina. A saúde é motivo de preocupação constante para ela. “Não me descuido. Estou sempre indo ao médico”, contou. Ela aproveitou a oportunidade para pedir uma guia de encaminhamento para novos exames.
No último domingo, 12, a ação de impacto aconteceu na feirinha do Tomba. Durante esta semana será realizada a Academia Rosa. Nesta segunda-feira, 20, acontece na Praça da Paquera. Dia 21, no Parque da Lagoa. Na avenida Fraga Maia, no dia 22; no conjunto Morada das Árvores, na quinta-feira, 23, e na sexta-feira, 24, na avenida Getúlio Vargas. Será sempre a partir das 6h30. Ascom/PMFS

Nenhum comentário: