quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Banco de Leite do Hospital da Mulher premiado pelo Ministério da Saúde

Pelo segundo ano consecutivo o Banco de Leite do Hospital da Mulher recebe o Certificação Padrão Ouro, avaliação do Ministério da Saúde em parceria com a Fiocruz. O certificado foi entregue pelo Centro de Referência Nacional para Aleitamento Materno.

 O Banco de Leite recebeu nota de 98 pontos - a avaliação ouro varia de 90 a 103, maior do que o ano passado. A avaliação ocorreu no período de 10 de julho a 31 de agosto e verificou o modo de coleta, armazenamento e transporte do leite materno, além do processo de pasteurização.

 O aumento da nota, segundo a enfermeira Talitha Rios Varjão, se deu por conta da contratação de um médico responsável pelo Banco de Leite. Ele atende os casos de mastite (inflamação nas glândulas mamárias) e acompanha os filhos das mães doadoras até o primeiro ano de vida, com consultas mensais.

 “A nossa meta agora é atingir a pontuação máxima na avaliação do Ministério da Saúde. A equipe está empenhada nisso”, destaca Talitha Varjão. A equipe do Banco de Leite é composta por 22 profissionais. Enfermeiras, técnicas de enfermagem, técnicas de laboratório, escriturária e coordenação.

 Atualmente o Banco de Leite do Hospital da Mulher atende apenas aos recém-nascidos da unidade hospitalar. Segundo a enfermeira, o estoque consegue suprir a demanda, mas é necessária a doação do leite. “Sempre realizamos campanha para tratar da importância da doação”.

Nenhum comentário: