terça-feira, 24 de novembro de 2015

Seminário aborda políticas públicas para negros

Políticas públicas e ações afirmativas para a valorização do negro em Feira de Santana foram destaque no XXI Seminário Afrodescendente Portal do Sertão 2015, promovido pelo Núcleo Cultural, Educacional e Social Odungê com o apoio da Prefeitura Municipal. O Encontro faz parte das comemorações do Novembro Negro.

 O evento começou na manhã desta terça-feira, 24, no auditório do Centro Ederval Falcão, na Fundação Senhor dos Passos. Diversos palestrantes debateram temas divergentes durante todo o dia com a finalidade de fortalecer o movimento negro na cidade.

 A primeira palestra teve como tema a “juventude em sua contemporaneidade”. Em estilo de mesa redonda, dois palestrantes se reversaram em subtemas do assunto. A coordenadora adjunta do Programa Estação Juventude, Sheyla Klícia, abordou o olhar dos programas para a juventude. O sociólogo Gerinaldo Lima destacou a juventude rural. A palestra seguiu com a assistente social Carmel Filha, que abordou a situação dos jovens que vivem nas ruas.

 “Precisamos trazer esses questionamentos e desenvolver políticas públicas para os jovens que vivem no campo, principalmente de nossa cidade. São jovens, que muitas vezes estão invisíveis aos nossos olhares”, afirmou Gerinaldo Lima.

 A presidente do Odungê, Lourdes Santana, destacou a evolução de Feira de Santana no combate ao preconceito. “Nossa cidade vem desempenhando um trabalho especial com negros em relação a saúde, educação e desenvolvimento social. Precisamos avançar mais com ações afirmativas para fortalecer essas pessoas”.

 No período da tarde o tema foi “Trabalho social voltado para a comunidade quilombola”. Logo após houve o encerramento do evento. Nesta quarta-feira, 25, o seminário continua o debate. Desta vez o tema será intolerância religiosa.

Nenhum comentário: