quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Portadores de diabetes aprendem a comer para prolongar a vida

O azul do mês de novembro também é dedicado ao combate ao diabetes. Em plena Semana Mundial do Diabetes, o Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso (Cadh), de Feira de Santana, realiza diversas atividades.

 A alimentação dos pacientes foi o foco desta quarta-feira, 11, na sede do Cadh. Nutricionistas que trabalham na Secretaria de Saúde fizeram palestra, distribuíram cartilha e ensinaram aos pacientes como é uma alimentação adequada para o portador de diabetes.

 O trabalho foi ilustrativo, com a utilização de cartazes e imagens de alimentos. Na dinâmica, os pacientes mostravam como se alimentam e, no final, foi desenhado o cardápio adequado.

 A paciente Edilane Dias aprendeu. “Devemos seguir essa dieta proposta. Nós não podemos comer muita coisa. Se formos obedientes com a dieta com certeza vamos viver mais tempo. Tive um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e agora estou correndo atrás do prejuízo”, afirma Edilane.

 A nutricionista Josinete Monteiro ressalta a importância da alimentação saudável dos pacientes. “Eles precisam retirar definitivamente o açúcar das refeições. Devem sentir o sabor dos alimentos para que tenham uma vida melhor”.

 A programação da Semana Mundial do Diabetes segue nesta quinta-feira, 12. Os pacientes do Cadh terão momento de lazer, através de passeio de trenzinho pelo centro da cidade. Na sexta-feira, 13, vai ser considerado o dia D com atendimento para toda população, das 7h às 13h na sede do Cadh.

Nenhum comentário: