segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Obras do Gasoduto Feira de Santana serão iniciadas

A Bahiagás realiza, na próxima terça-feira (10/11), a solenidade de apresentação do Gasoduto Feira de Santana. O ato acontecerá no auditório do Hotel Atmosfera (Feira de Santana), às 09h, e marcará a divulgação do início das obras e da expansão da rede urbana que objetiva ampliar o atendimento aos segmentos comercial e residencial. A obra contará com investimento de cerca de R$ 7,5 milhões, com previsão de conclusão para 2018. Ao todo, serão mais 17 km de gasodutos na cidade. O evento contará com a participação do secretário de Infraestrutura do Governo do Estado da Bahia, Marcus Cavalcanti, que é também presidente do Conselho de Administração da Bahiagás. Na oportunidade, será apresentado o traçado do gasoduto e o cronograma das obras. Além das práticas para prevenção de acidentes, da Política de Qualidade da Companhia e do Plano de Gestão de Resíduos. Feira de Santana já faz parte das cidades beneficiadas pelo fornecimento de gás natural. A Bahiagás atende no município um total de 21 clientes, entre os segmentos automotivo, comercial e industrial, com uma média de vendas de 100.000 m³ por mês. Como parte do plano de expansão do gás natural que a Companhia vem promovendo no estado, estes números tendem a crescer. O Centro Industrial Subaé (CIS) já é um polo consumidor do energético e grandes empreendimentos residenciais e comerciais também passarão a utilizar o gás natural.

 Atuação Bahiagás 

Nos últimos oito anos a Bahiagás ampliou a sua cobertura de 13 para 21 municípios. E aumentou exponencialmente a sua base de clientes, saindo de 1.300, em 2006, para 36 mil clientes em julho de 2015, que consomem o quantitativo de 3,5 milhões de m³/dia. A previsão da Companhia é alcançar a marca de 39 mil clientes até o final deste ano.

 A Bahiagás atende um conjunto significativo de indústrias no estado. São 108 clientes no segmento industrial, que consomem 94,2% do volume total fornecido pela Companhia (3,3 milhões de m³/dia). A maior parte destas empresas está situada no Polo Industrial de Camaçari, onde 76% do volume total fornecido ao segmento é consumido.

 A Bahiagás está iniciando a construção do Gasoduto Sudoeste. Com aproximadamente 300 km de extensão, em dutos de 10 polegadas de diâmetro, o gasoduto de distribuição será o maior do Nordeste e o segundo maior do Brasil. Com estimativa de tempo de execução total de quatro anos (Projeto e obra). O empreendimento está estimado no valor total de R$ 430 milhões, iniciado com os quase sete milhões do Projeto Executivo, e ligará os municípios de Ipiaú a Brumado, passando por Jequié e Maracás, entre outros. A obra será realizada por etapas, sendo a primeira de Ipiaú a Jequié. A expectativa é de que as obras deste trecho sejam iniciadas até o final de 2016. O fornecimento de gás natural, a princípio, atenderá aos setores industrial, comercial e automotivo.

 A Companhia tem como uma das suas diretrizes estratégicas a interiorização do gás natural na Bahia. Neste sentido, outros investimentos no interior do estado também estão previstos. Serão realizadas obras de expansão da rede nas cidades de Itabuna, Lauro de Freitas e Alagoinhas.

Nenhum comentário: