quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Corpo de Bombeiros da Bahia completa um ano de emancipação


Há exatamente um ano, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) adquiriu autonomia administrativa, orçamentária e financeira. Os 365 dias seguintes foram marcados pelo lema ‘10 anos em 1’ e por conquistas que tornam o dia 25 de agosto motivo de orgulho para os oficiais e praças da corporação.

 Reformas, novo fardamento, subgrupamento no interior, ampliação do efetivo, centro de treinamento, academia e uma série de mudanças melhoraram o atendimento à população baiana, tanto no combate a incêndios, quanto no atendimento de ocorrências em rodovias e no trabalho de prevenção de acidentes.

 Para o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Francisco Telles Barbosa, o dia 25 de agosto é motivo de comemoração. “Não podemos nos queixar de quando éramos integrados à Polícia Militar, que hoje é referência para nós, como unidade ‘mãe’. Mas, com a independência, nós tivemos como nos concentrar para crescer de forma mais vigorosa e melhorar ainda mais o serviço prestado à comunidade”.

 O coronel acrescenta que a emancipação serve de incentivo para a tropa. “Isso nos traz muita alegria. Mais motivado, quem está na ponta do serviço trabalha ainda melhor. Hoje comemoramos e aproveitamos para agradecer também aos nossos soldados pelo empenho e pela dedicação no trabalho diário”.

 Legislação e investimentos 

 Para o coronel Telles, outra conquista neste um ano de corporação emancipada foi a regulamentação da Lei de Segurança e Pânico, que concedeu o poder administrativo de polícia aos bombeiros e a possibilidade de ampliar o nível de proteção de instalações físicas.

 A lei aumentou a responsabilidade e reforçou o caráter preventivo do Corpo de Bombeiros, que tem vistoriado edificações e prevenido incêndios em todo o estado. Para fortalecer esse serviço, a corporação recebeu um investimento de R$ 7,4 milhões na compra de mais de sete mil itens, como 50 veículos, 141 computadores e cerca de 6,5 mil materiais utilizados no combate a incêndios.

 Expansão no interior 

 O trabalho da corporação não se restringe à capital e região metropolitana. Em junho deste ano, um subgrupamento do Corpo de Bombeiros foi inaugurado na cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, com efetivo, viaturas e veículo especializado no salvamento e combate a incêndio.

 Os militares da unidade também estão aptos e prontos para realizar operações de busca e salvamento e atendimento pré-hospitalar em caso de acidente. O subgrupamento possui ainda uma Sessão de Atividades Técnicas, voltada à prevenção e à conscientização da comunidade local quanto aos riscos de acidentes.

 Também no interior, durante o período de incêndios florestais, o Corpo de Bombeiros não atuou como em anos anteriores. Com a emancipação, o comando-geral foi instalado na região da Chapada Diamantina e o combate foi mais intenso.

Nenhum comentário: