segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Educadores estimulam participação dos estudantes no programa 'Hora do Enem'


A Secretaria da Educação do Estado está redobrando as atenções, em relação aos alunos da rede estadual, com a aproximação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorre nos dias 5 e 6 de novembro. Nesta segunda-feira (29), gestores, professores e coordenadores pedagógicos participaram de uma videoconferência para avaliar os resultados obtidos pelos estudantes nos dois primeiros simulados do ‘Hora do Enem’, programa do Ministério da Educação (MEC), realizado pela secretaria em parceria com o Geekie Games.

 Transmitido do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, para as salas das sedes dos Núcleos Regionais da Educação (NRE), o encontro visou ainda orientar os educadores a motivarem os alunos na participação do sistema, como destacou a coordenadora do Ensino Médio, Tereza Farias, da Secretaria da Educação. “Queremos ampliar a atuação do nosso Estado no próximo simulado. Para isto, o gestor escolar precisa compreender a importância da plataforma, que oferece videoaulas, planos de estudo e simulados, para que os estudantes potencializem o tempo quando estão fora do período de aula na escola. Apresentamos todas as ferramentas que estão integradas ao programa, buscando criar estratégias para mobilizar ainda mais os estudantes”, disse Tereza Farias.

 A coordenadora pedagógica do Colégio Estadual Oliveira Brito, no bairro de Cajazeira, em Salvador, se mostrou empolgada para cumprir o papel de multiplicadora do ‘Hora do Enem’. Para ela, o encontro “é uma iniciativa inovadora, interessante para gestores, coordenadores e professores, porque pudemos compreender melhor as ferramentas integradas ao programa, o que vai facilitar a nossa atuação no ambiente escolar, no sentido de incentivar os nossos alunos a fazerem os simulados”.

 Recursos interativos

 A página do ‘Hora do Enem’, um programa de estudos com diversos recursos interativos para melhorar o aprendizado de quem pretende fazer o exame, que pode ser acessado no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). Na plataforma, o estudante informa o curso que deseja fazer na faculdade. Em seguida, responde questões e recebe um plano de estudo individualizado para começar a preparação para o Enem. São 1,2 mil aulas e cerca de três mil exercícios disponíveis. No portal, os alunos têm disponíveis mais de 3,7 mil conteúdos digitais.

 O acesso às provas é gratuito, como informa a coordenadora da Assessoria Pedagógica do Geekie Games, Rita André. Para os alunos do último ano do Ensino Médio das redes pública e privada, está disponível um plano de estudos personalizado e o conjunto de videoaulas e exercícios. A próxima edição do simulado ocorre entre 3 e 10 de setembro.

 Nos dois primeiros simulados, entre abril e julho, mais de um milhão de provas foram feitas pelos estudantes de todo o País. “Tão logo os estudantes terminem as provas do simulado, eles recebem uma nota de desempenho. Desse modo, passam a ter uma noção de quanto tirariam em cada área do conhecimento, se tivessem fazendo o Enem”, afirmou Rita.

Nenhum comentário: