segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Tradição do forró nordestino é destaque em festa gratuita no Pelourinho

A tradição do forró se junta à qualidade da música instrumental em uma grande festa gratuita, no Centro Histórico de Salvador, nesta sexta-feira (26). O Mondicá Trio, formado pelos músicos Marco de Carvalho, Alexandre Montenegro e Márcio Diniz, apresenta o projeto ‘Mondicá no Forró’, no Largo Pedro Arcanjo, promovendo uma verdadeira noite do forró no Pelô. Além do trio, a festa terá como convidada a banda Forró Passa Pé, com mais forró de raiz para o público.

 Para esta edição do projeto, o Mondicá preparou um repertório que contempla grandes compositores da autêntica música nordestina. Nos estilos instrumental e cantado, o trio vai homenagear nomes como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Genival Lacerda e Jakson do Pandeiro, dentre outros. O cantor Lucas Argolo também participa da apresentação.

 Canções conhecidas como ‘Qui nem jiló’, ‘Eu só quero um xodó’ e ‘Esperando na janela’ estão garantidas. O show tem patrocínio do Governo do Estado, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa) e apoio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), vinculado à Secretaria de Cultura (Secult).

 Capitaneando o grupo, o músico Marco de Carvalho explica que o Mondicá no Forró é uma mistura de festa e homenagem ao gênero musical. “Nós concebemos o Mondicá no Forró juntando aquilo que vemos de mais tradicional e autêntico no forró e que todo bom nordestino conhece. Estamos preparados para fazer o público aproveitar o melhor desse ritmo, em uma noite de muita alegria e dança”, disse. Além de Marco, pianista do trio, Alexandre, responsável pelo contrabaixo acústico e elétrico, e Marcio, no comando da bateria, completam a formação.

 Convidado para o projeto, o Forró Passa Pé é mais uma banda que propõe a preservação do autêntico forró e mostra identidade própria para fazer releituras de grandes clássicos consagrados na memória popular. Com instrumentos como zabumba, sanfona e triângulo em sua formação, a turma promete se juntar ao Mondicá Trio para completar a noite de forró no Pelourinho.

 Do jazz ao forró 

 Com mais de 11 anos de história, o Mondicá Trio é um grupo de música instrumental fundamentalmente jazzístico, focado na exploração dos ritmos brasileiros, a exemplo do ijêxá, da chula e dos demais ritmos de matriz africana do universo percussivo afro-baiano. O baião, xote, coco, samba e toda a gama de ritmos nordestinos, assim como o forró, também foram e são contemplados pelo grupo em sua trajetória.

 Formado por três experientes músicos, compositores e arranjadores, o Mondicá foi indicado ao Troféu Caymmi, em 2005, com um tributo a Milton Banana, apontado como um dos melhores shows daquele ano. O trio já acompanhou artistas como Marilda Santana, Alexandre Leão, Sttela Maris, Simone Mota, Neto Costa, Luciano Bahia e Gau Simões.

Nenhum comentário: