terça-feira, 9 de agosto de 2016

Ipiaú recebe o rastreamento do câncer de mama, do Programa Saúde sem Fronteiras

Começa na quarta-feira (10) o rastreamento do câncer de mama, do Programa Saúde sem Fronteiras, no município de Ipiaú. Voltada para mulheres entre 50 e 69 anos, a ação da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) realiza exames de mamografia, que detecta precocemente o câncer de mama. A unidade móvel estará estacionada em frente à Secretaria de Ação Social, até o dia 26 de agosto, atendendo das 7h às 18h. Para participar do programa, é preciso apresentar documento de identidade, cartão do SUS e comprovante de residência.

 Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia, na região de residência das pacientes. A estratégia itinerante tem o compromisso de ampliar e descentralizar o acesso a serviços de saúde em toda a Bahia, indo em locais onde as pessoas não conseguem realizar alguns atendimentos, ou exames, tais como mamografias, odontologia e oftalmologia.

 A iniciativa, realizada pela Sesab, por meio da Diretoria de Programas Estratégicos (Dipro), tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento.

Nenhum comentário: