segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Estudantes revitalizam jardim de colégio com material reciclável


Ao longo do ano letivo, o Colégio Luis Eduardo Magalhães, em Aiquara, no centro-sul da Bahia, realiza um projeto que visa despertar nos estudantes atitudes de cuidado com o meio ambiente. Uma das iniciativas que tem conquistado cada vez mais a atenção e empenho dos estudantes é a revitalização do jardim da escola a partir da utilização de materiais recicláveis.

 A articuladora do Programa da Educação Integral (ProEi), na unidade de Aiquara, Luciara Futuozo, destaca o envolvimento dos estudantes em todo o processo de revitalização. “Eles participaram desde a coleta de materiais recicláveis até o plantio das mudas do jardim. Queríamos mostrar a importância da redução da produção de lixo e, ao mesmo tempo, apresentar alternativas para os produtos que muitas vezes são descartados por falta de informação”.

 Com pneus, garrafas pet, tampinha e materiais encontrados na rua, como madeiras e pedras, os alunos conseguiram dar um toque especial ao jardim. “Conseguimos utilizar diversos materiais para enriquecer nosso trabalho, o que foi um grande aprendizado. E, além disso, pudemos desenvolver um trabalho em equipe que trouxe mais interação e união entre nossos colegas, influenciando na melhora de nosso comportamento como cidadãos”, afirma Nayra Brandão, 16 anos, estudante do 3º ano.

 Já Aman Pita Meire, do 1º ano, ressalta que o incentivo da escola para questões de sustentabilidade motiva o aluno a ser um multiplicador fora dela. “O que aprendemos na escola pode ser passado para nossa família e vizinhos. Eu também já fiz um jardim no meu quintal e tenho mais cuidado em separar os produtos recicláveis”, diz.

Nenhum comentário: