quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Regata Aratu-Maragojipe valoriza o turismo náutico na Bahia

Regata Aratu-Maragojipe valoriza o Turismo Náutico na Bahia

A tradicional regata Aratu-Maragojipe acontece neste fim de semana com a participação de centenas de velejadores procedentes da Bahia, além de outros estados e países. A largada acontece no sábado (20), nas proximidades da Ilha de Maré, de onde eles seguem navegando pela Baía de Todos-os-Santos. Os participantes vão percorrer águas próximas da Ilha de Itaparica, Ilha dos Frades e Reserva Ambiental Ilha do Medo, até alcançar a Barra do Paraguaçu.

 Grande número embarcações como veleiros de oceano, escunas à vela e os tradicionais saveiros são esperados pelos organizadores da regata, que tem o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur) por meio da Bahiatursa.

 Em edições anteriores, o evento atraiu os irmãos Lars e Torben Grael, Izabel Pimentel, Aleixo Belov e Julio Estevez, entre outros. Desta vez, a expectativa é que mais de 500 embarcações, incluindo francesas, argentinas e norte-americanas, acompanhem o exclusivo percurso entre o mar da Baía de Todos-os-Santos e o Rio Paraguaçu.

 Ocupação hoteleira

 Os velejadores participam também da festa de São Bartolomeu, que acontece na cidade de Maragojipe, linha de chegada da regata. Os festejos incluem música, religiosidade, gastronomia e artesanato do Recôncavo Baiano. A cidade deve receber dez mil visitantes, de acordo com a prefeitura municipal.

 A movimentação de turistas faz a alegria dos comerciantes do município. No Hotel Maragojipe, com 64 apartamentos, as reservas antecipadas garantiram 100% da ocupação. Na pousada Oxumaré, o gerente Adalberto Soares registra 72% de ocupação, mas espera chegar a 100% com as reservas de última hora.

 Maragojipe é uma das 18 cidades que serão beneficiadas pelo Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Nacional), com investimentos nos segmentos náutico e cultural na zona turística Baía de Todos-os-Santos.

Nenhum comentário: