quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Pastores alemães são destaque nas buscas por explosivos

Durante os Jogos Olímpicos, Ajax e Ammy participam de vistorias no Aeroporto, em veículos das delegações, hotéis, rotas protocolares, estádios oficiais e campos de treinamento.

Ajax e Ammy, dois pastores alemães de quatro anos, são os grandes diferenciais da Companhia de Operações com Cães do Batalhão de Polícia de Choque. Quando o assunto é farejar explosivos, a dupla é medalha de ouro. Durante os Jogos Olímpicos, Ajax e Ammy participam de vistorias no Aeroporto, em veículos das delegações, hotéis, rotas protocolares, estádios oficiais e campos de treinamento.

 “Eles têm o faro muito apurado e por isso lideram operações importantes como os Jogos Olímpicos. Nas ações, geralmente dois animais são utilizados: um para a identificação do explosivo e outro para confirmação”, ressalta o comandante da companhia, capitão Paulo Vinícius Teixeira de Jesus. A dupla compõe o grupo de oito cães especialistas em encontrar materiais explosivos.

 No total, a companhia dispõe de 30 animais, com atuação nas mais diversas ações policiais, como o controle de tumultos e a identificação de drogas. Entre as raças escolhidas para ajudar a polícia nestas missões estão os pastores alemão, holandês e belga malinois, o labrador e o rottweiler.

 De acordo o capitão Paulo Vinícius, os cães começam a ser treinados entre os seis primeiros meses e um ano de vida. “É um treinamento intenso que obedece as características e os limites do animal. Cada policial é responsável por um deles, que passa a ser parceiro nas atividades que necessitem do auxílio dos animais”, explica.

 Força Nacional 

 Quem também brilha quando o assunto é trabalho é a 'choqueana' chamada Glock. Ela é certeira em encontrar drogas, uma verdadeira arma contra o tráfico de entorpecentes. A pastor alemã malinois de quase seis anos já ganhou até condecoração da Força Nacional Brasileira.

 Em uma operação na fronteira brasileira, junto com o parceiro que também faz parte do Batalhão de Polícia de Choque da Polícia Militar, Glock conseguiu encontrar mais de uma tonelada de drogas que seria distribuída no país.

Nenhum comentário: