terça-feira, 23 de agosto de 2016

Ministério faz auditoria para manter serviço de inspeção federal na Bahia através da Adab

MAPA faz auditoria para manter o SISBI na Bahia através da Adab

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), através do órgão coordenador do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi/POA), está realizando nesta semana, entre os dias 22 a 26 de agosto, auditoria de conformidade do Serviço de Inspeção do Estado (SIE) da Bahia. O objetivo da ação é avaliar o atendimento aos requisitos de equivalência das indústrias com inspeção estadual, ao Serviço de Inspeção Federal (SIF), fiscalizado pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri), que as tornam aptas a comercializar seus produtos e subprodutos de origem animal para outros estados.

 O Sisbi-POA, que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (Suasa), padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, para garantir a inocuidade e segurança alimentar. A adesão ao Sisbi é reconhecida a partir do atendimento aos protocolos e requisitos legais verificados nos processos fiscalizatórios e em inspeções de rotina nas agroindústrias, baseado no cumprimento das normas sanitárias e dos programas de autocontrole – Boas Práticas de Fabricação (BPF) e Procedimentos Padrões De Higiene Operacional (PPHO).

 O diretor-geral da Adab, Marco Vargas, diz que as auditorias anuais realizadas pelo Mapa no Serviço de Inspeção Estadual demonstram o reconhecimento do trabalho de excelência deste serviço através na renovação da certificação. O selo especial qualifica as empresas para a inclusão no cadastro nacional do Mapa, “sendo este credenciamento uma importante ferramenta, que possibilita aos estabelecimentos a realização do comércio interestadual e, por conseguinte, a ampliação de suas vendas com a conquista de novos mercados”, completa Vargas.

 A reunião inicial foi realizada na última segunda-feira (22) na Adab, em Salvador, e o desenvolvimento dos trabalhos ocorrerá na sede, nas regionais e nos estabelecimentos amostrados, entre os dias 23 e 24 de agosto. As atividades serão executadas pelos auditores, divididos em três equipes nas indústrias Abatal, em Juazeiro, Avigro, em Conceição da Feira, e Prontu, em Santo Antônio de Jesus.

 O diretor de Inspeção, Willadesmon Silva, destaca que a adesão é voluntária por parte das empresas e esclarece que, “apesar das recentes adesões que fortalecem o sistema, ainda temos o grande desafio de ampliar o número de agroindústrias certificadas, sendo nosso objetivo promover a inclusão das agroindústrias da agricultura familiar e a descentralização dos serviços de inspeção ao nível local a partir do SIM/Suasa”.

 Este ano, após conquistar a equivalência do seu Serviço de Inspeção ao Serviço de Inspeção do Mapa, em 2010, o Estado da Bahia, através da Adab, teve sua lista de estabelecimentos ampliada, com a adesão de duas indústrias ao cadastro do Sisbi/POA. Atualmente o estado conta com sete empresas certificadas e habilitadas no sistema.

Nenhum comentário: