quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Guias e Monitores atendem 1,5 mil turistas por dia em Salvador

 Guias e Monitores da Setur atendem a 1,5 mil turistas por dia

O projeto Guias e Monitores da Secretaria do Turismo da Bahia (Setur) registra 10,5 mil atendimentos, em Salvador, no período de sete dias. A operação prossegue até o dia 15, com 60 profissionais habilitados para prestar informações a visitantes brasileiros e estrangeiros que, atraídos pelos Jogos Olímpicos, desembarcam na capital baiana.

 Nesta quinta-feira (11), o subsecretário do Turismo, Benedito Braga, analisou os dados parciais do programa, que tem atendimento médio de 1,5 mil pessoas por dia. “Proporcionalmente, este número é maior que os resultados alcançados na Copa das Confederações, quando 963 turistas foram atendidos em cada dia da operação”, disse.

 Esta é a 11º edição do projeto Guias e Monitores, realizado desde o Carnaval de 2008, com atuação também na Copa das Confederações e Copa do Mundo. As equipes estão espalhadas pelo Aeroporto Internacional de Salvador, Rodoviária, Farol e Porto da Barra, no entorno do Mercado Modelo e Elevador Lacerda. Os guias e monitores estão habilitados para dar informações turísticas em até sete idiomas, além do português e da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

 Perfil

 A estatística de atendimento mostra que os brasileiros de outros estados (São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais) estão entre os que mais requisitaram informações. Eles representam 44,3% dos registros, sendo 19,1% de baianos e 36,7% de estrangeiros – em grande parte, argentinos, franceses, mexicanos e alemães.

 O idioma mais utilizado durante os atendimentos foi o português (65,8%), seguido do inglês (14,8%) e do espanhol (14%). Localização, serviços turísticos, transportes e programação dos jogos e eventos na capital baiana estão entre as informações mais solicitadas. 

 Entre os turistas que buscam informações junto aos Guias e Monitores durante os Jogos Olímpicos, jovens e adultos são maioria. Cerca de 43% têm entre 26 e 39 anos, enquanto 25,8% tem idade entre 40 e 50. Mulheres e homens estão praticamente empatados na procura por orientação de guias e monitores.

Nenhum comentário: