quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Escola Jonathas Telles promove 7ª edição do Fórum de Adolescentes


O diálogo na adolescência é essencial para o desenvolvimento dos indivíduos. Focada nisto, a Escola Municipal Comendador Jonathas Telles de Carvalho, localizada no bairro Conceição II, promove a sétima edição do Fórum de Adolescentes. O evento foi aberto na tarde desta quarta-feira, 24, e segue até sexta-feira, 26. Estudantes, pais, responsáveis e professores participam do Fórum.


Este ano, o Fórum aborda o tema “Meu Lugar no Mundo”; o objetivo é ampliar o conhecimento a respeito do ser humano, desenvolver a autoanálise e o protagonismo juvenil com os alunos do Ensino Fundamental II. Na programação, profissionais de diversas áreas, como psicologia, nutrição, enfermagem e pedagogia, dão palestras e orientações aos adolescentes.

 Durante o evento, os alunos vão apresentar os resultados das 14 oficinas temáticas desenvolvidas durante o ano na escola. Temas como: “Minha cor, minha alma”; “Sou jovem, sou gente”; “Jovens: unidos pelas diferenças”; e “Meu sonho, minhas metas”, foram abordados nas oficinas. 

 “Trazemos temas novos em todas as edições, focando nas questões comportamentais. É perceptível a mudança de postura deles nos anos que realizamos os fóruns, eles melhoraram muito”, avalia a diretora da escola, a professora Neumam Ribeiro de Brito.

 O fórum também oferece atendimento para aferir pressão, testes de glicemia e orientação nutricional. "Assim cuidamos não só do aspecto pedagógico, mas também da saúde dos nossos alunos”, relata Neuman.

 A abertura foi direcionada principalmente aos pais e responsáveis. A psicóloga Nadilsara Almeida Marques discutiu o tema “Através do diálogo, encontro meu lugar no mundo dos meus filhos”, momento que visou proporcionar reflexão.

 “É preciso pensar no que significa ser pai e mãe de um adolescente, avaliando a estrutura familiar e observando muito o comportamento deles. Antes de se culpar e pensar onde errou, esse adulto deve ter consciência de que existem diversas possibilidades e caminhos”, explica Naldisara. 

 Analice Santos Alves Sampaio, mãe de um dos alunos, aprova a iniciativa da escola. “Converso muito sobre educação com meu filho em casa. Nós, pais e mães, precisamos estar na escola, saber como andam as coisas, aprender também. O diálogo é muito importante”, garante.

 O fórum já foi premiado duas vezes com o Selo Escola Solidária, iniciativa desenvolvida em parceria pelo Ministério da Educação, Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Fundo das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

Nenhum comentário: