terça-feira, 30 de agosto de 2016

Projeto incentiva participação de estudantes no processo eleitoral


Os estudantes do Colégio Estadual David Mendes Pereira, localizado no bairro de São Marcos, em Salvador, participaram, nesta terça-feira (30), de um treinamento para votação na urna eletrônica. A ação, intitulada ‘Eleitor do Futuro’, é realizada pelo Tribunal de Justiça Eleitoral da Bahia (TRE-BA), em parceria com a Secretaria da Educação do Estado, e tem o objetivo de incentivar a participação dos jovens no processo eleitoral, além de promover a cidadania nas escolas.

 A coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral (EJE/TRE-BA), Adriana Passos, ressalta a importância do projeto aplicado nas escolas. “A atividade tem como público alvo estudantes de 10 a 17 anos e visa motivar o interesse do aluno para as eleições. No projeto buscamos esclarecer todo o processo de votação e mostrar que é fundamental a participação deles. Apresentamos vídeos, distribuímos cartilhas educativas e tentamos fazer com que os estudantes sejam multiplicadores desta ideia na própria escola”, conta.

Seguindo para a primeira votação, Marcos Ericson, 16 anos, estudante do 3º ano, destaca que “os jovens devem sentir obrigação em participar das eleições porque podem contribuir na mudança da sociedade”. Ele ainda comenta sobre o projeto. “Gostei da ação porque pudemos realizar esse simulado para que não fiquemos ansiosos na hora da votação”.

Luana Santos, 17, também do 3º ano, explica como a atividade a ajudou esclarecer algumas dúvidas sobre o processo eleitoral. “Foi interessante conhecer mais sobre a segurança da urna eletrônica para evitar fraudes e também sobre o voto em branco que desconhecia a função. Não vejo a hora de realizar o meu papel de cidadã nesta próxima eleição”.

Nenhum comentário: