quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Estudantes baianos são premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) está promovendo uma série de premiações regionais em todo o País referente ao prêmio nacional de 2015. Na quarta-feira (10), houve cerimônia de premiação de 131 estudantes de Feira de Santana e 30 municípios da região. A solenidade reuniu os alunos, familiares e professores no auditório central na Universidade Federal de Feira de Santana (Uefs). Foram entregues quatro medalhas de ouro, uma de prata, 14 de bronze e 112 menções honrosas.

Estudantes baianos são premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática

 Interessada por números desde criança, Janaína Santana se apaixonou pela Matemática quando era aluna do Colégio Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro, em Feira de Santana. Na quarta, ela foi premiada com a medalha de ouro pela participação na Olimpíada de 2015 e ressalta que a Matemática fará parte de sua vida para sempre.

 “Estou cursando o 1º ano de Matemática na Universidade Federal da Bahia (Ufba). Participei da primeira Olimpíada em 2009 conquistando a medalha de bronze. A partir dali comecei uma série de participações que me deram três ouros seguidos. Participar da competição acabou definindo meu futuro profissional”, disse a estudante.

 Tailane Gonçalves, ex-aluna do Colégio Estadual Maria Dagmar Miranda, em Riachão do Jacuípe, citou a importância do projeto. “Ganhei menção honrosa e estou muito orgulhosa. Essas ações nos motivam a aprender cada vez mais a disciplina, além de nos disponibilizar uma ótima experiência de aprendizagem”.

 Iniciação científica 

 Além das medalhas, a organização oferece aos primeiros colocados um Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), onde o aluno tem à sua disposição uma rede nacional de professores, em polos espalhados pelo País, e também no fórum virtual para desenvolver sua aprendizagem.

 A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) com o objetivo de estimular o estudo da Matemática e revelar talentos na área. No dia 10 de setembro, será realizada a segunda prova da Obmep 2016. O resultado final com o nome dos premiados sai no dia 30 de novembro.

Nenhum comentário: