terça-feira, 14 de junho de 2011
ESTADO E PETROBRAS ASSINAM CONVÊNIO PARA MEDIR FUMAÇA EMITIDA POR VEÍCULOS
Para viabilizar a medição da fumaça emitida por veículos a diesel, o Estado e a Petrobras assinaram convênio, ontem segunda-feira (13), na Governadoria, com o objetivo de monitorar o ar em locais de grandes entroncamentos rodoviários. A parceria é resultado do Acordo de Compensação Ambiental da Questão do Diesel, celebrado com o Ministério Público Federal, que estabeleceu o monitoramento das emissões em sete capitais brasileiras.
O sistema funcionará a partir de julho em Salvador, região metropolitana, Barreiras, Vitória da Conquista e Feira de Santana. Para realizar a medição, serão usadas duas estações de monitoramento móvel com opacímetros (equipamento que mede a fumaça de veículo a diesel). O aparelho permite verificar a quantidade de material particulado (fumaça preta) emitido por veículos como ônibus e caminhões. O equipamento é montado no escapamento, e a aferição é processada por meio de um software instalado em laptop.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, a aferição também faz parte do Plano de Controle da Poluição Veicular da Bahia (PCPV), que tem como finalidade dar subsídios para a elaboração de projetos e programas relativos à melhoria do transporte público e desenvolvimento de combustíveis menos poluentes. O período da medição é de cinco anos, contemplando inicialmente transporte de carga e coletivos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário