sexta-feira, 27 de setembro de 2013

DOAÇÃO DE ORGÃOS


Estamos na Semana Nacional de Doação de Órgãos. Para muitas pessoas, receber um órgão, é a única esperança do poder viver mais tempo. Extensas filas de recebedores aguardam que chegue o aviso para comparecer a hospitais para receberem um órgão. São cerca 900.000 no Brasil e mais de mil em Feira de Santana

 POR SER UMA questão recente, ainda há muitas dúvidas a respeito e nem sempre é vista com tranqüilidade. Por isso, para deixar clara a posição da Igreja Católica, os bispos publicaram nota declarando que a doação de órgãos humanos não contraria a fé cristã. Trata-se de um gesto solidário em favor da vida e da saúde de pessoas. É uma prova de grandeza de espírito e nobreza humana. 

 AO LONGO da história, a Igreja, sempre, tem se manifestado favorável a estes gestos. O evangelho afirma que Jesus veio para servir e não para ser servido. Veio para dar sua vida em resgate por muitos. Por isso, a doação gratuita de órgãos é legítima e meritória.

 “A DOAÇÃO de órgãos é uma decisão livre de oferecer, sem recompensa, uma parte do próprio corpo em benefício da saúde e do bem-estar de outra pessoa”. E a nota da CNBB afirma: “encorajamos pessoas e suas famílias a que doem órgãos como gesto de amor solidário, em consonância com o evangelho da vida. Certamente estamos diante de um gesto nobre e comovente, ou seja, um sim à vida”. ( Papa João Paulo II).

 NO ENTANTO, a doação de órgãos exige rigorosa observância dos princípios éticos que proíbem a provocação da morte dos doadores, a comercialização e o tráfico de órgãos. Por isso é preciso respeitar a inviolabilidade da vida e da dignidade das pessoas. A ética determina ainda que o consentimento do doador ou de sua família seja livre e consciente, após ter recebido todas as informações requeridas. 

 AS FAMÍLIAS, por isso, devem doar órgãos do familiar morto para que alguém viva. Não há maior alegria do que dar a vida pelo e para o irmão. E esta vida se doa, seja na entrega de si no serviço, seja colocando à disposição de outro aquilo que está sob nossa decisão.

 DOAR A VIDA ou órgão do corpo é um gesto profundamente humano e cristão. Foi o próprio Cristo que disse: “Vim para que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo 10,10). Realiza-se a parábola do trigo. Na verdade eu vos digo: se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, ficará só; mas se morrer, produzirá muito fruto (Jo12,24). O corpo terreno morreu, mas deixou atrás de si a vida de outro corpo. Bendita doação! 
                                                          + Itamar Vian 
                                                Arcebispo metropolitano
                                                         di.vianfs@ig.com.br

Nenhum comentário: