sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Nasce a União Baiana de Escritores em Salvador




Por :  Alberto Peixoto

No último dia 17 de agosto, foi realizada reunião da diretoria da União Baiana de Escritores, também UBE/BA, que será empossada durante o III ENEBI - Encontro de Escritores Baianos Independentes, em outubro, a diretoria se reuniu na Biblioteca Pública do Estado, nos Barris, em Salvador, das 10 às 12h30min horas, quando foi discutidas ações, desde o trabalho de marketing na busca pela matéria prima, que é o associado/escritor; e o empenho na divulgação da imagem da nova entidade através dos seus impressos e projetos em realização, até a conclusão da nova diretoria e suas atribuições, dentre tantos outros temas. Sendo que o foco foi o escritor, o livro e a UBE/BA.
A entidade aparece como uma surpresa, o que se leva a apostar na real possibilidade de dissolução do Núcleo da União Brasileira de Escritores, que é ligada a UBE/SP, os associados não estavam satisfeitos, escritores reclamavam que a parceria não angariava vantagem para os escritores baianos, de maneira que isso já era algo projetado, conversado e amadurecido, na verdade os escritores só esperavam à hora certa, de maneira que foi estudada uma forma de trabalhar usufruindo de uma maior liberdade, mais independência, uma entidade mais aberta com o associado e mais próxima também.
A diretoria terá mandato biênio e terá a seguinte composição:
Presidente: jornalista, escritor e editor Roberto Leal.
Vice - presidente: jornalista, professor e escritor Carlos Souza.
Secretária: Jornalista e escritora Cymar Gaivota
Diretora de Administração e Finanças: Secretária Delci Silva Sousa
Diretor Geral: jornalista e escritor Valdeck Almeida
Diretor de Marketing e Propaganda: poeta e publicitário Jorge Carrano
Diretor de Projetos: poeta e professor Marcelo de Oliveira Souza. Membros Correspondentes: escritores Alberto Peixoto (Feira de Santana) e Araken Vaz Galvão (Valença).
A UBE/BA, como deve se chamar na sigla, já vem dialogando com a Diretoria do Livro e da Leitura da Fundação Pedro Calmon, sinalizando a participação na programação da Bienal Internacional do Livro e no III ENEBI - Encontro de Escritores Baianos Independentes. Como também a diretoria já cogita sentar para estudar uma parceria com a Fundação Gregório de Mattos também, buscando fortalecer os projetos e abrir debates que facilitem a vida literária dos escritores, principalmente aqueles “cognominados” de independentes. Os projetos já existentes realizados pela entidade como o “Papo de Escritor” terá um novo formato e como sempre será aberto aos associados; os Seminários continuaram a ser realizados, como também novas parcerias deverão ser firmadas, principalmente com editores, já confirmada nessa lista a Editora Òmnira; a entidade editará mensalmente o jornal “Página 2”, onde o associado poderá publicar seu trabalho e participar das atividades da sua entidade de classe, além de um site que no momento já se encontra em construção e estará a serviço da informação literária. Mais informações: uniaobaianadeescritores@yahoo.com.br ou (71) 8688-8096 / 9722-6805.

Nenhum comentário: