sábado, 28 de setembro de 2013

Sistema Brasil ID de Rastreamento de Mercadorias


A Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia – SEFAZ – está utilizando, desde a última segunda feira, dia 23 de setembro, uma “ferramenta” que possibilita o rastreamento automático de cargas e documentos fiscais eletrônicos dos veículos de cargas, por meio de um equipamento de radiofrequência. Trata-se de um sistema de identificação conhecido por Brasil ID, rastreamento e autenticação de mercadorias, que está funcionando como um sistema piloto no posto fiscal Benito Gama em Vitória da Conquista, por onde circulam em torno de 1.500 veículos de carga por dia. O uso desta ferramenta é um projeto do Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais – ENCAF – e será implantado em 13 estados contando com a Bahia, ou seja: Amazonas, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Sergipe, Rio Grande do Norte, Maranhão, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Pernambuco. A implantação dos equipamentos - antena, computadores, sistema wireless e aparelhos específicos – estão sendo instalados a custo “zero” para os estados participantes do projeto. Os custos de instalação estão sendo patrocinada pela Empresa Brasileira de Planejamento e Logística – FINEP – empresa pública associada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O Brasil ID trará vantagens como redução dos custos dos produtos e do transporte, diminuição de furto e roubo de cargas, garantia de procedência e autenticidade dos produtos e combate à falsificação e ao contrabando. Conforme informou Dalton Vecchini, gerente de Sistemas da TA Transportadora Americana, Dalton Vecchini,“Esperamos que, quando os nossos motoristas passarem pelos postos, sejam liberados rapidamente, já que os fiscais já terão as informações da carga transportada. Além disso, o sistema trará diversos outros ganhos como, por exemplo, proteger as nossas mercadorias de roubos nas estradas”. Está prevista para novembro do ano em curso, a implantação da próxima fase que se resume na integração do sistema à área conhecida por “back-office”, destinada a receber informações adquiridas através das antenas. Portanto, sempre que os veículos de cargas passarem pelo posto fiscal e a antena identificar o documento eletrônico, o sistema transmitirá ao sistema back-office, que automaticamente informará ao sistema nacional de armazenamento de documentos fiscais.

 Alberto Peixoto Graduação: Administrador de Empresas – UNIFACS
 Especialização: MBA em Administração Estratégica e Gestão de Negócios Escritor, Membro da ALER – Academia de Letras do Recôncavo. Funcionário Público da SEFAZ/BA
 Contato: reyapeixoto@yahoo.com.br .

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