sexta-feira, 20 de setembro de 2013

O Grande Sucesso da 6ª Feira do Livro – Festival Literário e Cultural de Feira de Santana – Ba 2013


Por Alberto Peixoto/ Texto e fotos


Atualmente considerada como o principal e mais importante evento cultural de Feira de Santana, a 6ª Feira do Livro, que é também um festival Cultural envolvendo todos os segmentos artísticos, foi um grande sucesso. Este grande sucesso teve como principal motivador a vontade manifestada pelos organizadores. Outro fator que estimulou bastante a participação, principalmente dos jovens estudantes, foi o vale livro que possibilitou a aquisição de livros a custo zero causando a alegria de poder adquirir um exemplar. A interação entre os Escritores, a obra e o leitor, foi um dos pontos altos da 6ª Feira de Livros 2013. Diversos lançamentos e relançamentos literários de autores de Feira de Santana e região, com os mais variados gêneros e estilos, causaram fortes emoções aos autores e leitores, principalmente o lançamento do Livro “O Grito das Ruas” do renomado autor feirense, João Rocha Sobrinho – Editora Curviana – e da “Coletânea Internacional 13”, do escritor e presidente da Fundação Òmnira, Roberto Leal; o lançamento da 3ª edição do livro “Estórias que Deus Duvida” – Editora Òmnira - do autor feirense Alberto Peixoto.


A presença dos diversos artistas, principalmente dos Cordelistas, Contadores de Causos e Cantores de MPB e músicas regionais, deu um brilho especial ao evento como foi o caso de Carlos Silva lançando o CD “Retratando”; os cordéis do Cangaceiro Jurivaldo Alves, os contos e canções de Olliver Brasil – Cultura para encher o Caçuá - com sua presença marcante no palco. O samba de roda também teve presença destacada e deu o tom da tarde do sábado com seus versos e ritmos animados, através de grupos folclóricos, principalmente os oriundos do distrito de Bomfim de Feira, com participação do forrozeiro Asa Filho, dos Cordelistas Carlos Silva e Olliver Brasil entre outros cancioneiros. A participação expressiva dos alunos das escolas públicas e particulares, sempre aumentando a cada ano, mostra o interesse dos jovens contemporâneos pela literatura, cultura e artes. Os seis dias da Feira do Livro foram repletos de pessoas de todos os segmentos sociais, homologando o reconhecimento a quem promove a Cultura e a Arte da região e nos remete à perspectiva de um evento com maiores proporções no próximo ano, o que aumenta mais ainda a responsabilidade dos organizadores.


Os principais obstáculos para se fazer uma Feira do Livro de maior porte: Um dos principais obstáculos para a realização de um evento de maior porte é a falta de investimentos na Educação, Cultura e Arte, não só pelo governo como também pela iniciativa privada. Por falta de um espaço adequado a Feira do Livro, que já se transformou em um Festival de Cultura e Arte, não têm condições de atender a uma maior demanda de artistas e editoras, não só do Estado da Bahia, como de todos os “cantos” do País.


Feira de Santana já carece de um Centro de Convenções que possibilitaria a realização de um evento de porte nacional, com personalidades culturais e instituições deste segmento de todo País. Conforme informou Zé Neto, Deputado Petista e líder do Governo Wagner, entre novembro de 2013 e fevereiro do próximo ano (2014), as obras do Centro de Convenções de Feira de Santana que foram embargadas por erros no projeto, deverão ser entregues à população. “No meu ver, estamos começando a vislumbrar saída definitiva para um problema que era muito sério. Os projetos estavam desencontrados e defasados, datando de 2003. Chegamos ao governo em 2007 e tivemos um tempo para adaptação e pagamento do que restou ser liquidado de débitos anteriores ao nosso governo. Claro quem há algum atraso e temos que ter a responsabilidade de assumi-lo, mas estamos encontrando saídas para um problema que nesse momento, posso dizer, em grande parte, já se encontra debelado. Agora é continuar atento e buscando, efetivamente, a resolução dos acertos que foram efetivados na reunião de hoje” – informa o deputado Zé Neto.

Nenhum comentário: