domingo, 22 de setembro de 2013

CMDI realiza exames em homens


Convencer o homem a buscar os serviços de saúde não é tarefa das mais fáceis. No entanto, neste sábado, 21, muitos deles deram exemplo e foram até o Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem Dr. Eugênio Laurine (CMDI). Na unidade de saúde foram oferecidos diversos serviços. 

A iniciativa foi da Fundação Hospitalar de Feira de Santana. Foram feitos Raio X, abdome total, eletrocardiograma, USG, além de testes de glicemia e aferição de pressão. O prefeito José Ronaldo de Carvalho esteve no local acompanhado do secretário de Governo, Paulo Aquino.

A demanda surpreendeu. Alguns foram acompanhados pelas esposas. Outros por iniciativa própria. Maior número de atendimentos foi para exames de ultrassonografia da próstata – foram feitos 110. Aqueles que não conseguiram realizar o exame tiveram seus nomes anotados. 

“Todos os 120 pacientes terão os exames agendados para a próxima semana”, assegurou a diretora-presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas. Os pacientes estavam com as guias de solicitações encaminhadas pelos profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e do Programa de Saúde da Família (PSF). 

O aposentado José Martins dos Santos, 70 anos, foi um dos pacientes atendidos. Há três anos sem fazer o exame da próstata, ele reconheceu a importância da iniciativa. “Não me preocupava em ir ao médico. Confesso que por relaxamento. Mas, fui incentivado pela minha esposa para hoje estar aqui”, disse.  

O prefeito José Ronaldo observou que a iniciativa garantiu o atendimento mais rápido aos homens que necessitavam dos exames. “A melhor maneira para ter uma boa saúde é a prevenção”, afirmou. Ele disse que ações em outras especialidades médicas serão realizadas, que vão contemplar também as mulheres. (Renata Leite)

Nenhum comentário: