Caminhar pode ser uma arma contra a vontade de acender um cigarro e até mesmo de comer alimentos calóricos. Segundo estudos americanos citados em reportagem de ontem do ‘The New York Times’, simples caminhada acelerada ao redor do quarteirão já aliviaria estes ‘desejos.
Uma das pesquisas citadas, iniciada em 2005, foi feita com fumantes instruídos a evitar o cigarro por um dia. Eles tiveram rápidas reduções na vontade urgente de fumar quando faziam caminhadas de baixa intensidade, por ao menos 15 minutos. Outro estudo, de 2007, mostrou que caminhadas rápidas também reduzem sintomas de abstinência, e aumentam o intervalo entre um cigarro e outro.
CHOCOLATE
Em outros estudos, os cientistas observaram os efeitos de caminhadas sobre a vontade de comer chocolate. Num deles, de 2008, cientistas recrutaram grupo de pessoas que comiam ao menos duas barras de chocolate ao dia. Os voluntários tiveram que ficar três dias sem ingerir o doce. Então, foram divididos em grupos, e fizeram testes cognitivos difíceis, para ficarem mais estressados. Também foram ‘tentados’ com barras de chocolate sem embalagem.
Os cientistas descobriram que, se aquelas pessoas caminhavam por 15 minutos numa esteira, a um ritmo acelerado, sem se cansar, tinham muito menos ‘desejos’ e apresentavam menor pressão arterial quando manuseavam barras de chocolate.
Fonte/ odia.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário