terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Viep alerta sobre a dengue neste verão

A Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está alertando a população sobre o combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, neste verão. O alerta está sendo motivado pelo fato de que 90% dos focos do inseto, encontrados no ano de 2010 pelos agentes de endemias do órgão, estavam em residências.
“A soma entre altas temperaturas, como as que são registradas no verão, e a incidência das chuvas favorecem a proliferação do aedes aegypti, o que pode resultar num acréscimo no número casos de dengue”, revela o coordenador do Programa Municipal de Controle da Dengue, Anacleto Santos.
Conforme o secretário municipal de Saúde, Getúlio Barbosa, os cidadãos podem ter uma participação mais ativa no combate ao mosquito. “Os agentes de endemias estão nas ruas, fazendo as visitas domiciliares e eliminando os focos, porém os moradores de cada residência devem ter cuidado para que possíveis focos não surjam novamente nos locais que já foram visitados pelas nossas equipes”, declara.
A coordenadora da Viep, Janice Estrela, dá algumas dicas contra o aedes aegypti. “Qualquer recipiente exposto e que possa acumular água deve ser eliminado. O mosquito pode se reproduzir até em locais como numa tampinha de garrafa descartada de maneira indevida. Lajes e calhas de telhados também devem ser observadas, para evitar o acúmulo de água da chuva”, salienta.
Os cidadãos também podem denunciar possíveis focos do aedes aegypti através do número do Disque Dengue 0800 284 6656. Dúvidas sobre a doença podem ser esclarecidas através do mesmo número. A ligação para o serviço é gratuita e pode ser realizada de segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 18 horas
Fonte: PMFS

Nenhum comentário: