quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

SMS / Intensificado combate ao mosquito da dengue


As ações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep), no combate ao mosquito aedes aegypti, agente transmissor da dengue, estão sendo intensificada neste verão. As biólogas da Viep estão percorrendo alguns bairros durante toda esta semana para cadastrar moradores influentes, como os líderes comunitários, e tê-los como articuladores no combate ao inseto.
O secretário municipal de Saúde, Getúlio Barbosa, ressalta a importância da participação popular contra o mosquito. “Já desenvolvemos um significativo trabalho contra o aedes aegypti e a dengue através dos agentes de endemias, mas essas ações podem gerar melhores resultados do que os que já conquistamos se a população colaborar mais conosco”, destaca.
Em 2010 a SMS registrou uma redução em torno de 58% nas confirmações da doença no Município, comparando os registros com os realizados no ano anterior. Em 2009 foram 3.707 confirmações de dengue e em 2010 foram registrados 1.553 resultados positivos para a doença.
De acordo com a coordenadora da Viep, Janice Estrela, a redução não significa que as ações podem ser diminuídas. “O combate tem que ser constante para que possamos reduzir cada vez mais os casos de dengue em nossa cidade. Os dez locais visitados pelas biólogas foram escolhidos por conta do Índice Infestação Predial (IIP) do mosquito e do número de notificações da dengue”, salienta.
Os locais selecionados foram os bairros Parque Ipê, Campo Limpo, Mangabeira, Manoel Matias, Tomba, Queimadinha e Limoeiro, e os conjuntos Feira IV, IX e X. Os articuladores cadastrados serão capacitados para atuarem no local onde moram pela Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), ligada a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), no mês de fevereiro

Nenhum comentário: