sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Instalação de uma Delegacia da PF em Feira de Santana

Dep. Federal Sergio Carneiro e o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo

O deputado federal Sérgio Barradas Carneiro (PT/BA) esteve ontem (27), em Salvador, com o ex-colega da Câmara dos Deputados, o novo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Ambos trabalharam juntos na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Casa Legislativa. A relação direta do parlamentar com o ministro foi fundamental para estabelecer o diálogo a respeito da instalação de uma Delegacia da Polícia Federal (DPF) em Feira de Santana.
O encontro foi na sede da Superintendência Regional da Bahia da PF, contou com a participação do superintendente da PF/BA, delegado José Maria Fonseca, e de representantes de diversos sindicatos de trabalhadores da segurança pública do Estado da Bahia. Todos respaldaram com dados concretos o ministro da Justiça que se sensibilizou da necessidade de um núcleo da Polícia Federal (PF) na maior cidade do interior baiano. “Foi consenso durante a reunião que os feirenses e a região precisam desses serviços oferecidos pelo órgão”, revelou o deputado Sérgio Carneiro. Em oportunidade anterior, o parlamentar apresentou requerimento ao Ministério da Justiça (MJ) sobre o tema.
O ministro José Eduardo Cardozo garantiu todo o esforço necessário do governo da presidenta Dilma Rousseff para, definitivamente, a PF poder operar em uma sede local. Além do aluguel ou compra de um imóvel, é necessário equipar a delegacia com mobiliário, material de escritório, equipamentos de informática, viaturas e armamentos. Outro fator discutido foi sobre a contratação da equipe formada por delegados, agentes e investigadores que se dá através da realização de concurso público. “O Governo Federal tem todo o interesse em agilizar os trâmites legais para efetuar o concurso”, garantiu Cardozo.
Ainda, existe a alternativa do remanejamento de pessoal de outras delegacias ou, em caráter emergencial, a contratação de pessoal por empresas terceirizadas para montar o corpo administrativo. Atualmente, além da capital, os municípios de Ilhéus, Juazeiro, Porto Seguro e Vitória da Conquista contam com o aparato da Polícia Federal.

Nenhum comentário: