quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Sindicância apura acidente que vitimou bebê no Hospital Municipal da Criança

O Hospital Municipal da Criança José Eduacy Lins instaurou sindicância para apurar as causas e circunstâncias da queda do bebê Adriano Portugal Santana, de 1 ano e nove meses, ocorrida no intetior da unidade. A apuração será concluída na próxima semana, mas segundo o diretor da unidade de saúde, Jarbas Galvão, já foi apurado que no momento da queda o bebê estava sob os cuidados da mãe.
“No relatório da enfermaria consta que o acidente aconteceu no dia 8 de janeiro e a genitora não relatou o ocorrido de imediato. No dia seguinte, após perceber que a criança estava sonolenta, a enfermeira chamou o médico plantonista e a vizinha de leito informou sobre a queda, o que foi confirmado pela própria mãe”, afirma Jarbas Galvão.
Também, segundo o diretor, de imediato o bebê foi transferido para a sala de emergência do Hospital e atendido pelo médico Luciano Braz, que acompanhou, com um técnico de enfermagem, a transferência do bebê para o Hospital do Subúrbio, em Salvador. A sindicância apurou que no dia 17 de janeiro o bebê recebeu alta, mas cinco dias depois deu entrada no Hospital Estadual da Criança de Feira de Santana.
“A partir de então não tomamos mais conhecimento do caso. Prestamos o serviço que a criança precisava, mas a omissão da mãe agravou a situação. Orientamos as acompanhantes de bebês que quando forem descansar suspendam a grade dos berços para evitar acidentes, mas a grade do berço de Adriano Portugal Santana não estava suspensa”, pontua.

Informações da Secom/PMFS

Nenhum comentário: