O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atendeu 439 ligações e registrou 122 atendimentos entre sexta-feira (31 de dezembro) e domingo (2 de janeiro), o que representa mais de 40 atendimentos prestados, por dia, à população ininterruptamente. Mesmo com o feriado prolongado, o serviço funcionou com todas as cinco unidades básicas e uma unidade avançada, além de sua reserva técnica.
A partir do momento que o Samu é solicitado, o médico regulador faz uma triagem do caso ou presta orientações para que o paciente seja encaminhado a uma unidade de pronto atendimento, em caso de dores sem doença aguda.
“Deslocamos a unidade do Samu quando entendemos que o caso precisa de atendimento imediato, como doenças cardiovasculares e trauma no trânsito”, explica o coordenador administrativo do Samu, Vinícius Soares.
Vinícius Soares aproveita para explicar que o Samu atende os pacientes, obedecendo protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde.
No domingo (2), o serviço foi solicitado por um paciente que apresentava dores no corpo, mas o Samu não se deslocou porque este caso não atende ao protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde. Segundo Vinícius Soares, trata-se de um caso sem patologia prévia.
“Recebemos duas ligações, nesse caso específico, sendo uma delas às 11h47, que não foi completada, e a outra às 13h33. Nesta última, a solicitante falou com o médico regulador e informou que o paciente sentia dores desde o dia anterior”, disse o coordenador.
A média de atendimentos diários no Samu é de 38 ocorrências.
Fonte: PMFS
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