segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Feira de Santana . Ba / Água é o que não falta aqui!


Texto/ Zadir Porto
Fotos/ Reginaldo  Pereira.


Em São Paulo a grave falta de água esta levando pessoas a utilizarem água gerada por aparelhos de ar condicionado pra atividades como lavagem de cabelo em salões de beleza e o famoso “banho de cuia” está voltando a moda. Nesta cidade, entre os bairros Mangabeira e Conceição a água corre permanentemente sem uso racional, no local onde está sendo construída a pista da avenida Ayrton Senna. Não há uma ideia da vazão, mas circula-se em milhares de litros de água potável desperdiçados diariamente. Paradoxo!
Jorrando forte e initerruptamente há quase cinco anos, conforme moradores do local, finalmente a “fonte” existente em um trecho da avenida Ayrton Senna, ainda em construção pela Prefeitura Municipal, vai ter aproveitamento, segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano Jose Ferreira Pinheiro. A água límpida e potável, utilizada pelos moradores do conjunto Cordeirópolis e de ruas próximas, mas, sobretudo, por donos de carros-pipa que ali abastecem seus veículos diariamente, deverá ser canalizada para fora da área da pista, onde está e levada até uma pracinha próxima. Ali a Secretaria de Obras poderá instalar um chafariz, ou mesmo um reservatório para atender aos moradores daquela parte da cidade. José Pinheiro disse que o projeto está sendo concluído na Secretaria de Planejamento, titulada por Carlos Alberto Brito.
A historia da “fonte” ou minação, conforme o pedreiro Jorge Cesário da Silva morador do Conjunto Cordeirópolis teve inicio há mais de quatro anos. ”Um pessoal fazendo sondagem de solo na área, creio que preparando para abrir a avenida Ayrton Senna fez algumas escavações e nesse ponto a água surgiu ,inicialmente correndo fraca depois foi aumentado o volume e a pressão, ai colocamos um tubo plástico de 100 polegadas como pode ser visto ai. Já se vão mais de quatro anos, a agua nunca parou de jorrar e cada vez mais forte“.

Cesário relata ainda que a água é usada para lavar pratos, roupas, casas e até para beber. “É água límpida, leve, parece água mineral e já foram feitos testes. É potável” assinala. Devido a constância da água o local foi transformado em uma piscina natural onde a garotada do bairro se diverte tomando banho e brincando. “É ótimo, e gosto de ficar aqui quando não estou na escola” garante um garoto. Todavia o maior proveito é tirado por  donos de carros-pipa que diariamente estão ali. Everaldo Silva é um deles. Ele tem um carro-pipa  para 10  mil litros e chega a dar mais de uma viagem por dia, a depender da necessidade. Jorge Cesário observa que há carros tanque de ate 35 mil litros e diariamente cerca de 10 carros pegam agua no local com varias finalidades, como para construções, fazendas, irrigação e outras.




O secretário José Pinheiro disse que a nascente não será destruída como algumas pessoas temem. ” A ideia é construir um chafariz ou um reservatório para que os moradores possam usar a água que é potável. Já foram feitas analises a água é de boa qualidade”, relata explicando que a origem deve ser do alto do Papagaio ou da Mangabeira, de infiltrações que vão se acumulando e formando bolsões, não se tratando de rio subterrâneo como populares acreditam. O importante é que será dado aproveitamento compatível com a necessidade da comunidade, concluiu.

Nenhum comentário: