quinta-feira, 25 de junho de 2015

Cachoeira é sede do Governo pelo oitavo ano consecutivo

Pelo oitavo ano consecutivo, o município de Cachoeira, no Recôncavo baiano, é a sede do Governo do Estado, por um dia. A cerimônia de transferência começou na manhã desta quinta-feira (25), na frente da Câmara Municipal, com o comandante-geral da PM, coronel Anselmo Brandão, maior autoridade militar presente, passando em revista pela tropa. Em seguida, sob o som do Hino Nacional, as bandeiras de Cachoeira, do Brasil e da Bahia foram hasteadas pelo presidente da Câmara, Wendel Chaves, pelo prefeito de Cachoeira, Carlos Menezes, e pelo secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, respectivamente. O hasteamento marcou a instalação de Cachoeira como sede do Governo.

 Na oportunidade, o secretário Bruno Dauster representou o governador Rui Costa. "É um local onde marcamos de maneira muito clara a importância e a luta da Independência do Brasil. Cachoeira foi o berço desta independência, se antecipando ao 7 de Setembro, e iniciando uma luta que só foi concluída com a efetiva independência do país". A transferência de sede no dia 25 de junho ocorre com base na lei 10.695/07. A norma ressalta a importância da cidade na independência do país, já que, nesta data, em 1822, os moradores do município iniciaram as lutas pela independência, que culminaram com a batalha final de 2 de julho de 1823.

 Após a execução do hino ao 2 de Julho, o coronel Anselmo acompanhou as autoridades na visita à exposição comemorativa aos 190 anos da Polícia Militar, que está à disposição dos cachoeirenses e turistas, na Câmara Municipal. Segundo o comandante, o município de Cachoeira foi o primeiro do interior a receber a mostra. "Somos uma instituição centenária e, neste período [190 anos], da PM fizemos muitas ações que precisam ser compartilhadas com o público", explicou.

 Em seguida, eles participaram do tradicional Te Deum, na Igreja Matriz. O ato religioso é uma celebração ao heroísmo dos que lideraram e até deram a vida em prol da independência brasileira. Ainda como parte da programação, foi realizada na Câmara de vereadores de Cachoeira, uma sessão solene em homenagem aos heróis da Independência.

 Também participam da programação oficial em Cachoeira os secretários de Cultura do Estado, Jorge Portugal; o de Turismo, Nelson Pelegrino; o de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues; além do comandante do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, coronel Nunes, entre outras autoridades civis e militares.

 O governador Rui Costa não compareceu à cidade de Cachoeira, como estava programado, em razão do nascimento da filha Malu, que ocorreu à 1h49 desta quinta. Ela e a mãe, a primeira-dama Aline Peixoto, passam bem.

Nenhum comentário: