segunda-feira, 1 de junho de 2015

Campanha de vacina contra gripe só até quarta-feira

A Secretaria Municipal de Saúde vai intensificar o esforço vacinal contra a gripe para que a meta seja alcançada até quarta-feira, 3. A Campanha Nacional Contra Influenza foi prorrogada até sexta-feira, 5. Contudo, a Prefeitura decretou ponto facultativo nesse dia em virtude do feriado de Corpus Christi na quinta-feira, 4.

 Até a manhã desta segunda-feira, 1º de junho, mais de 83 mil pessoas do grupo prioritário foram vacinadas – os números ainda estão sendo atualizados. A meta para o municipio é garantir a proteção de 101 mil pessoas, entre idosos, crianças de seis meses a menores de cinco anos e gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto).

 Ainda fazem parte do grupo, portadores de doenças crônicas, trabalhadores da saúde, funcionários do sistema prisional e indígenas. Conforme a coordenadora da Rede de Frio, Kátia Ferrais, a vacina foi disponibilizada para todas as unidades municipais – PSF e UBS – e em pontos extras, como a na própria SMS. A vacina garante a proteção contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A gripe é uma doença respiratória aguda e sua transmissão ocorre de pessoa para pessoa, principalmente por meio da tosse, espirro ou contato com as secreções respiratórias de pessoas infectadas.

Nenhum comentário: