quinta-feira, 4 de junho de 2015

Profissionais aprendem a identificar violência contra idoso

Enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos que atuam nas unidades de saúde municipais participarão de uma capacitação, no dia 16 de junho, com o tema “A violência contra a pessoa idosa: prevenir, denunciar e enfrentar”. O encontro será realizado no auditório Dr. João Batista de Cerqueira, na Secretaria Municipal de Saúde, a partir das 8h30.

 O objetivo é conscientizá-los da importância em identificar e notificar os casos de agressões aos idosos – seja do tipo físico, psicológico, econômico, sexual ou institucional - à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e aos demais órgãos competentes, como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e aos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas).

 A palestra será conduzida pela enfermeira de referência em Saúde do Idoso, Isabela Machado. Também participarão a delegada Maria Clécia Vasconcelos, titular da Deam; Cacilda Miranda, presidente do Conselho Municipal do Idoso; além de representante do INSS.

 “Os profissionais de Saúde, que atuam na Atenção Básica, têm um papel importante em identificar e notificar os casos de agressões aos idosos aos órgãos competentes. A partir daí podem ser tomadas as medidas cabíveis. Esse é um trabalho de parceria”, afirma a enfermeira Isabela Machado.

Nenhum comentário: