quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Ação de sensibilização em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo acontece em Feira, nesta 5ª


Em alusão ao dia nacional de combate ao fumo, comemorado nesta quinta-feira, 29, a Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Saúde, promovem uma ação de alerta e sensibilização sobre os efeitos nocivos e mortais do uso do tabaco. A ação acontece no estacionamento da Prefeitura, localizado na avenida Getúlio Vargas, nesta quinta das 8h às 12h30.
“O uso do cigarro é prejudicial a saúde, sendo necessário em alguns casos o acompanhamento psicológico para deixar de consumir. O objetivo desta ação é sensibilizar a população sobre os riscos à saúde decorrentes do uso do tabaco”, explica a coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps Ad), Mariana Rios.
A programação conta com a realização de testes relacionados ao uso do cigarro, conhecido como teste de Fagerström, que auxilia a estipular o grau de dependência de nicotina, e a entrega de rosas em troca do cigarro.
O evento faz parte do projeto "Troque o cigarro pela vida", e é uma realização da rede de saúde mental municipal através do Caps Ad, Seção de Capacitação Permanente, referência técnica em saúde mental da Atenção Básica, NASF e instituições de ensino superior.
Atualmente em Feira de Santana existem 150 pessoas em tratamento relacionado ao uso do tabaco. “Percebemos que quem mais procura ajuda sobre o vício do cigarro são mulheres na faixa dos 40 anos de idade. Isso representa que as mulheres procuram ajuda mais que homens”, afirma Mariana Rios.
De acordo com ela, o maior índice de casos de câncer na bexiga é decorrente do uso contínuo do cigarro.
As pessoas que necessitam de ajuda para vencer o vício do tabaco podem procurar o Caps Ad, das 7h às 18h, localizado na rua Prudente de Morais, 170, Ponto Central.

Nenhum comentário: