sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Joselito Amorim será homenageado por centenário na unidade que tem seu nome

O “Projeto CIEM Professor Joselito Amorim ontem e hoje: contribuições de egressos para a formação cidadã dos atuais estudantes”, que está sendo desenvolvido na unidade, entre outros objetivos, leva os alunos a conhecer a história do seu patrono, que no próximo mês completa um século de vida.
Dele participam estudantes de todas as séries do Centro Integrado de Educação Municipal Professor Joselito Amorim – são 1,2 mil alunos matriculados do primeiro ano nono ano. O projeto foi iniciado no dia 3 de julho e será encerrado dia 5 de setembro, aniversário do homenageado.
Mais do que conhecer a biografia do professor Joselito Amorim, ex-prefeito que no seu mandato concluiu a unidade de ensino, nos anos 60, a proposta do projeto é criar uma relação de identidade e pertença entre os atuais e ex-alunos do Municipal, como a unidade é conhecida.
Alguns dos ex-alunos que se destacaram nas suas profissões foram contatados. Arquiteto de competência reconhecida, Ed Vasco participou de uma roda de conversas, quando relatou não apenas a sua experiência profissional, mas as lembranças do ginásio e afirmou que as pessoas constroem sonhos.
Falou para os estudantes sobre o ensino público na sua formação profissional. Ganhou como lembrança o seu histórico escolar. “Estamos procurando ex-alunos que se tornaram notáveis nas suas profissões”, disse a diretora Marta da Graça Lima. A advogada Ana Rita Braga, com reconhecida militância na cidade, ex-aluna do Municipal, também foi convidada.
A coordenadora da instituição, Alyne Cavalcante, disse que contatos foram mantidos, mas que as portas da instituição estão abertas para ex-alunos que desejarem participar do projeto. “Sei que todos terão belas histórias para contar”. Contato pelo telefone 3.614.2427. O prefeito Colbert Filho estudou no Municipal.
O que se busca, diz a coordenadora, é motivar os atuais alunos com as histórias dos ex-alunos, leva-los a pesquisar sobre a unidade, pesquisar fotografias antigas do Municipal, construir maquetes do antes e o agora, para comparar os avanços estruturais e conscientiza-los sobre a preservação do prédio e seus equipamentos. Secom/PMFS.

Nenhum comentário: