segunda-feira, 12 de abril de 2010

Continua vacinação contra gripe A

Embora o dia “D” da campanha contra a gripe A (H1N1) tenha sido realizado no sábado (10), as pessoas com idade entre 20 e 29 anos, gestantes, crianças menores de dois anos e portadores de doenças crônicas abaixo de 60 anos ainda podem se vacinar em todos os postos de Unidade Básica de Saúde (UBS) e Programa Saúde da Família (PSF), das 8 às 17 horas.
No Dia da Mobilização Nacional, sábado (10) foram 17.158 jovens e adultos imunizados em Feira de Santana, e a meta é de vacinar em torno de 60 mil pessoas nesta faixa etária. Ao todo, 24.468 pessoas que compõem o público alvo nesta etapa foram imunizadas e, deste número, foram 2.092 crianças vacinadas, 2.390 pessoas com doenças crônicas e 2.240 gestantes.
A chefa da Divisão da Vigilância Epidemiológica, Janice Estrela, ressalta que a população alvo precisa procurar os postos até o dia 23 de abril, quando termina o prazo para este público.
“Feira de Santana não tem nenhum caso de Influenza H1N1. No ano passado nós tivemos 186 casos notificados, onde foram confirmados sete casos com um óbito. A Vigilância vem monitorando e não tem nenhum caso notificado nem confirmado em 2010”, destaca Janice Estrela. A Rede de Frios recebeu 41 mil vacinas na sexta-feira (9), mas ainda dispõe de 15 mil doses.
O secretário de Saúde, Rafael Pinto Cordeiro, considera que a campanha ficou dentro da expectativa. “Ainda há tempo hábil para que as pessoas se vacinem da maneira mais confortável possível”, disse.
O próximo público a ser imunizado contra a gripe A serão os idosos acima de 60 anos e com doença crônica, a partir do dia 24 de abril.

Nenhum comentário: