terça-feira, 6 de abril de 2010

A superação do impossível na Olimpíada Brasileira de Matemática

Presidente Lula com alunos premiados na quinta edição da Olimpíada Brasileira de Matemática, em cerimônia realizada no Rio de Janeiro. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O impossível não existe e três jovens que ganharam medalhas na quinta edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada no ano passado, são a maior prova disso, afirmou o presidente Lula durante a cerimônia de premiação do evento realizada nesta terça-feira (6/4) no Rio de Janeiro. Ricardo Oliveira da Silva, Jocekleyton Ramalho e Caio Coutinho foram citados pelo presidente em seu discurso como exemplos de determinação e superação, que devem ser seguidos por todos.
Ricardo sofre de atrofia de tecido muscular, é filho de lavradores pobres e até poucos anos morava num sítio isolado no interior do Ceará. Seu pai o levava para o local da prova da Olimpíada empurrando um carrinho de mão -- a estrada de chão era acidentada demais para uma cadeira de rodas. Apesar de todas dificuldades, Ricardo conquistou na edição 2009 da Olímpiada sua quarta medalha de ouro.

Nenhum comentário: