quarta-feira, 28 de abril de 2010

Sementes vão para análise

Vinte e quatro toneladas de sementes de milho e 48 toneladas de sementes de feijão adquiridas pela Prefeitura de Feira de Santana já chegaram e as amostras serão levadas para laboratório a fim de que sejam analisadas as taxas de pureza e germinação.
Após avaliadas, as sementes serão distribuídas entre aproximadamente 13 mil pequenos agricultores, sendo destinados a cada uma média de 10 quilos de feijão e dois de milho, a depender dos hectares da área a ser plantada.
“As sementes serão encaminhada um laboratório de Barreiras (cidade do oeste baiano) ainda esta semana e no prazo de três dias eles nos apresentam os resultados. Acredito já na próxima semana começamos a distribuição”, afirma Ozrny Moraes, secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural.
A ordem de distribuição de sementes por distritos vai seguir o preparo e aragem de terra, que está acontecendo de acordo com as chuvas de cada localidade. Os primeiros pequenos agricultores a serem beneficiados serão os distritos de Humildes e Jaiba, onde quase a totalidades dos solos estão prontos.
Segundo o secretário Ozeny Moraes as 72 toneladas de sementes fazem parte do primeiro lote adquirido pela Prefeitura, mas já está sendo programada uma nova licitação para o segundo lote.
Assim como para o fornecimento de mais 5.500 horas de trator, além das 12 mil horas já disponibilizadas, através da empresa vencedora da licitação mais duas mil horas de aragem com os tratores do próprio Município.
“Com isso, este ano o Governo Municipal vai disponibilizar um aumento de cerca de 50% nas horas de aragem e de 100% na quantidade de grãos. É um incentivo para que o pequeno agricultor produza mais e tenha uma renda familiar melhor”, explica Ozeny Moraes.

Nenhum comentário: